Mais artefatos arqueológicos são descobertos em obra da Estação 14 Bis-Saracura 

Escavações encontraram mais objetos oriundos do Quilombo Saracura
mais-artefatos-arqueologicos-sao-descobertos-em-obra-da-estacao-14-bis-saracura-alguns-dos-artefatos-descobertos-divulgacao-mobiliza-saracura-vai-vai-tvt-news
Alguns do artefatos descobertos: cerâmica, fios de contas e escultura de ferro simbolizando o orixá Exu. Foto: Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

As escavações realizadas na obra da Estação 14 Bis-Saracura da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, revelaram no fim de setembro novas descobertas arqueológicas, incluindo fios de contas, conchas, uma escultura de ferro e outros objetos possivelmente religiosos. 

Mais de 40 mil artefatos que remetem ao fim do século XIX e começo do século XX já foram encontrados desde o início das escavações, indica o movimento Mobiliza Saracura/Vai-Vai, que acompanha o trabalho arqueológico junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os vestígios podem estar relacionados a um templo religioso no quilombo urbano Quilombo do Saracura, que ocupava a região às margens do rio de mesmo nome em 1889.

O Iphan analisa os novos achados dentro das normas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Com autorização do governo do estado, as escavações continuam no sítio arqueológico descoberto em 2022. 

Mobiliza Saracura/Vai-Vai

O Mobiliza Saracura/Vai-Vai luta contra o apagamento da memória do povo negro no bairro do Bexiga, em São Paulo. O movimento acredita que essas descobertas ajudam a aprofundar o conhecimento sobre o território da cidade e a permanência nestes espaços.

“Sobre as experiências negras legadas no território do Bixiga, é urgente que seja considerada uma possível relação entre os recentes achados arqueológicos (…) com as diversas práticas e tradições de matrizes africanas presentes naquele local, que possibilitaram as sociabilidades com o solo e todos os recursos naturais disponíveis e bem mais abundantes no período do antigo quilombo”, afirmou Claudia Alexandre no Projeto de Educação Patrimonial elaborado coletivamente pelo movimento e protocolado na Câmara Municipal de São Paulo em março de 2023. 

Anteriormente à antiga quadra da escola de samba Vai-Vai, o local da atual obra da Estação 14 Bis-Saracura já foi habitada pelo Quilombo Saracura, comunidade formada por pessoas que foram escravizadas e que deram origem à escola de samba em 1930.

As escavações podem impactar o planejamento de entrega da Estação 14 Bis-Saracura, que está com 10% das obras concluídas. A Linha 6-Laranja ligará Brasilândia ao centro de São Paulo.

Assuntos Relacionados