Marcos do Val é recebido pela PF para usar tornozeleira

Senador é alvo de investigação por arquitetar um plano para anular as eleições presidenciais de 2022
marcos-do-val-e-recebido-pela-pf-para-usar-tornozeleira--marcos-do-val--foto-jefferson-rudy-agencia-senado-tvt-news
Marcos do Val. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ao pousar em solo brasileiro nesta segunda-feira (4), o senador Marcos do Val foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) para cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Saiba mais na TVT News.

O senador passará a ser monitorado pela tornozeleira eletrônica e Marcos do Val também foi obrigado a entregar todos os passaportes.

A operação aconteceu no aeroporto de Brasília quando o senador desembarcou após passar 10 dias na Disney, dos Estados Unidos, sem a permissão do STF.

Durante o período da viagem, do Val alegou ter usado um passaporte entregue para quem trabalha como espião dos EUA, depois mudou a versão, alegando ter usado um documento diplomático.

No início da viagem, o parlamentar publicou nota afirmando que informou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que publicou a viagem no Diário da União.

O senador Marcos do Val é alvo de investigação por arquitetar um plano para anular as eleições presidenciais de 2022 e também está na mira de um inquérito que verifica ofensas e ataques a investigadores da PF.

Em agosto de 2024, o STF determinou uma busca e apreensão dos passaportes e o bloqueio das redes sociais do senador. No endereço em Espírito Santo, a PF não localizou os documentos.

Em fevereiro deste ano, a Primeira Turma do STF manteve o bloqueio do passaporte em rejeição a um recurso da defesa, porém a PF não agiu e o documento seguiu em posse do senador.

As medidas cautelares de Marcos do Val se assemelham as aplicadas a Jair Bolsonaro, veja:

  • ➡️ uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar no período noturno entre 19h e 6h de segunda-feira a sexta-feira, e recolhimento integral nos fins de semana, feriados e dias de folga;
  • ➡️ cancelamento e devolução do passaporte diplomático, mediante envio de ofício ao Ministério das Relações Exteriores;
  • ➡️ proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros;
  • ➡️ bloqueio de de quaisquer bens, ativos, contas bancárias e investimentos ativos mantidos ou pertencentes ao senador;
  • ➡️ bloqueio de todas as chaves PIX e de todos os cartões de Marcos do Val;
  • ➡️ bloqueio de veículos em nome dele;
  • ➡️ bloqueio de salários e verbas de gabinete do senador.

Assuntos Relacionados