Faltam poucos dias para o ENEM 2025. A dúvida que ronda a mente dos estudantes é: ainda dá tempo de estudar para o ENEM e quais conteúdos focar para ter bons resultados na prova. A TVT News te ajuda na reta final do ENEM.
Como estudar nos últimos dias antes do ENEM
Para o professor Rafael Galvão, diretor uma escola que está entre os primeiros lugares no ranking do ENEM 2024, ainda dá tempo de estudar para o exame deste ano. Galvão explica qual a melhor estratégia para aprender os conteúdos nessa reta final de preparação.
“Ainda dá tempo de estudar, mas a chave agora é a estratégia e a priorização. Faltando menos de um mês, o foco deve ser na revisão do que você já estudou e na prática intensiva. Tentar aprender um conteúdo do zero e muito extenso pode ser menos eficiente do que consolidar o que você já sabe”, ressalta o professor.
Dentre as principais estratégias para estudar, o educador destaca o foco na redação, que é a etapa da prova com mais potencial para elevar a nota no ENEM. “Tente fazer pelo menos duas a três redações por semana, cronometrando o tempo (máximo 1h a 1h30) e focando na estrutura dissertativo-argumentativa e nas cinco competências do ENEM. Revise e memorize a estrutura e os critérios de correção”, explica Galvão.
Além disso, o educador ressalta que resolver provas completas do ENEM de anos anteriores, simulando as condições reais do exame, é importante para se familiarizar com o estilo das questões e a linguagem da banca, treinar a gestão do tempo e identificar rapidamente os pontos fracos para focar a revisão.

O que o aluno deve estudar para o ENEM?
Outro ponto de atenção é focar em áreas de maior peso e recorrência, ou seja, a prioridade é Matemática e Linguagens, seguido de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Galvão aponta os principais conteúdos que podem ser reforçados na reta final do último mês antes da prova.
“Em Matemática, revise os conceitos básicos e os mais frequentes, como funções, estatística, geometria plana e espacial, probabilidade e análise combinatória. Para Linguagens, o importante é praticar a interpretação de textos, além de revisar Literatura, com foco em movimentos e autores principais, e Arte, passando pelos movimentos artísticos e suas funções”, comenta o educador.
Segundo Galvão, para a área de Ciências da Natureza, o foco em Biologia deve ser em ecologia (ciclos biogeoquímicos, desequilíbrio de ecossistemas e biomas), genética e evolução, além de fisiologia humana e viroses. Em Física, é importante dar atenção a temas com aplicação no cotidiano, como calorimetria, termodinâmica, eletrodinâmica e mecânica. Em Química, os tópicos essenciais são química orgânica, estequiometria, eletroquímica e química ambiental.
“No que se refere às Ciências Humanas, em Geografia, os estudos devem se concentrar em geopolítica, relações Internacionais, urbanização, questões agrárias e meio ambiente. Em História, a revisão deve abordar a História do Brasil (da Colônia à Ditadura Militar, com ênfase na história recente) e a História Geral (Guerra Fria, Revolução Industrial, Idade Contemporânea). Para Filosofia e Sociologia, é fundamental revisar os principais pensadores e conceitos, como ética, cidadania, movimentos sociais e filosofia política”, comenta o professor.
Por fim, para atualidades, é importante ler sobre temas sociais, políticos, econômicos e culturais recentes, pois isso fornecerá repertório valioso tanto para a redação quanto para as questões de humanas.
O educador ainda aponta que utilizar mapas mentais e resumos curtos feitos previamente é importante. Videoaulas e podcasts também podem reativar o conhecimento já adquirido. Além disso, ao corrigir exercícios e simulados, a dica é direcionar a atenção para os erros, revisando a teoria apenas dos assuntos em que o estudante teve dificuldade.
“Não esqueça de manter a calma e priorizar uma rotina saudável de sono e alimentação, compreendendo que o descanso é parte integrante do estudo. A ansiedade é normal neste momento, então utilize técnicas de respiração e relaxamento, confiando na sua preparação e na revisão estratégica que você realizou ao longo do ano”, finaliza Galvão.
Prepare-se para o ENEM com o app gratuito do MEC
Vai fazer o ENEM? Prepare-se para o Exame Nacional do Ensino Médio com o app gratuito do MEC que vai te ajudar a estudar e treinar para a redação do Enem.
O Governo Lula lançou um aplicativo para auxiliar, gratuitamente, os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O MEC Enem está disponível nas principais lojas de aplicativos e pode ser acessado pelo link: app.mecenem.mec.gov.br
Como o app “Faça o simuladão” ajuda na preparação para o Enem
A ferramenta MEC Enem – o Simuladão do Enem disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação do Enem, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.
“Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, disse o presidente Lula, em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
“O MEC Enem é uma plataforma, com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque a prova do Enem é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, explicou Santana.
Como acessar o app “Faça o simuladão” MEC Enem
O MEC Enem está disponível nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play. Também pode ser acessado via navegador, por meio da URL: app.mecenem.mec.gov.br.
A ferramenta pode ser baixada por todos os estudantes, jovens e adultos que queiram testar seus conhecimentos para potencializar seus resultados na prova do Enem, principalmente egressos do ensino médio, estudantes dos cursinhos populares e beneficiários do Pé-de-Meia.
Após se cadastrar na ferramenta com o login gov.br, o estudante terá acesso às seguintes funcionalidades:
- trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;
- simulados completos com questões de provas;
- assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem;
- transcrição e correção automatizada de redação, por meio de uma tecnologia que conta com a maior velocidade e acurácia de correção do mercado.

Preparação para o Enem: confira as funções do aplicativo do MEC
Tempo para fazer a prova do Enem
O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência completa do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado, sendo possível para o usuário do aplicativo compartilhar sua evolução nas redes sociais. Além disso, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários, tornando-se uma ferramenta estratégica de comunicação com os estudantes.

Redação
Para testar os conhecimentos na redação, basta acessar a seção Redação do MEC Enem, e logo aparecerá o tema do simulado baseado em provas antigas do exame. Em seguida, o usuário deverá escrever a redação a próprio punho, como na prova do exame, e tirar uma foto do texto.
Em seguida, a plataforma transcreve automaticamente a redação, permitindo ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma. Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.
Qual o calendário do ENEM
As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Apenas os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão outras datas de aplicação: 30 de novembro e 7 de dezembro.
A medida visa atender melhor os estudantes dessas localidades, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no período da aplicação regular do exame.
Lula incentiva preparação para o Enem com novo aplicativo: “Faça o simuladão”
O que é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o ENEM se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Como eu entro na Universidade com o Enem?
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O ENEM vale para fora do Brasil?
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.