O diretor de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izídio de Brito, foi eleito para vereador com 4.735 votos neste domingo (6). É o terceiro mandato do metalúrgico trabalhador da Metalac, ele já foi eleito para a Câmara de Vereadores em Sorocaba em 2008 e 2016.
O SMetal volta a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Sorocaba, retomando a representação da classe trabalhadora. “Faremos um mandato participativo, que reconheça nossa história e que tenha referência, olhando para o futuro e, especialmente, voltado para políticas públicas que atendam aos menos favorecidos. Estou muito agradecido!”, comemora o vereador eleito.
Izídio faz questão, ainda, de exaltar a participação da categoria metalúrgica, que abraçou sua candidatura, assim como o apoio das demais categorias profissionais, representadas por seus líderes, que se uniram em torno dessa luta.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, comemora o resultado, e diz que a eleição de Izídio foi fruto de muito trabalho. “É um reconhecimento do trabalho que o companheiro Izídio desenvolveu ao longo da sua vida, que foi dedicada a defender os direitos dos trabalhadores e dos que mais precisam. Será um mandato popular, representando os trabalhadores e com uma oposição qualificada”, afirma o presidente da entidade.
História
Desde 1992, o SMetal disputa eleições com a política do Sindicato Cidadão, que olha o trabalhador em toda sua completude, não apenas no chão de fábrica.
O metalúrgico Izídio defende bandeiras como a valorização da saúde pública, o investimento na indústria para a geração de empregos, e a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+. Mesmo não estando mais na Câmara Municipal, Izídio sempre apostou na luta sindical como um meio para melhorar a vida dos trabalhadores.
“E é para este lugar que ele retorna: a busca de avanços nos direitos da categoria e por novos benefícios, sem deixar de lado sua participação política”, ressalta Leandro.
Prioridades do mandato
Em entrevista concedida ao SMetal, em maio, Izídio falou que a saúde será um foco de seu mandato. “O investimento na saúde pública precisa ser uma prioridade, especialmente a saúde preventiva, que foi desmontada pela terceirização”, afirma o vereador eleito.
“Além disso, precisamos fazer um grande balanço da educação e fazer um planejamento de construção de creches e escolas integrais, além de trabalhar para a geração de emprego e renda”, continuou Izídio.
Em um ano e meio de campanha, Izídio aglutinou em torno de suas propostas diversos setores da classe trabalhadora, como os trabalhadores da indústria química, da saúde, do comércio e da metalurgia.
Uma história de lutas
Metalúrgico, formado em Gestão Pública, Izídio é pai de três filhos, casado e, aos 63 anos, acumula uma história que passa pela participação das lutas sindicais desde os anos 1980, chegando à presidência do SMetal de 1998 a 2007.
Atua também na área social, sendo um dos fundadores do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), entidade de combate à fome na cidade, e do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que ajuda a organizar cooperativas de reciclagem.
O sindicalista havia se licenciado de suas atividades no SMetal para a campanha eleitoral e, agora, retorna à diretoria para concluir seu mandato.