Pesquisar
Close this search box.

Moisés Selerges recebe título de cidadão honorário de Santo André

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, participou de cerimônia na Câmara Municipal de Santo André
moises-selerges-recebe-titulo-de-cidadao-honorario-de-santo-andre-foto-adonis-guerra-tvt-news
“Essa luta não é só minha, é conjunta. Cada um de vocês desempenha um papel fundamental na construção de um futuro melhor para todos nós". Foto: Adonis Guerra

“Essa luta não é só minha, é conjunta. Cada um de vocês desempenha um papel fundamental na construção de um futuro melhor para todos nós. Somos frutos de um trabalho que visa não apenas a defesa dos nossos direitos, mas a construção de um amanhã mais justo para todos os trabalhadores do país”, disse Moisés Selerges.

Emocionado, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, recebeu na noite da última quinta-feira, 19, o título de cidadão honorário de Santo André na Câmara Municipal da cidade. O vereador Wagner Lima, autor do decreto que deu origem à solenidade, é metalúrgico na Volkswagen, em São Bernardo, e ex-diretor da entidade.

Com o plenário cheio, Moisés agradeceu a “tão significativa honraria” e dividiu a homenagem com os diretores e trabalhadores dos Metalúrgicos do ABC, a categoria e sua família. “A luta sindical é uma jornada coletiva e não poderia estar aqui sem o apoio incondicional de todos. Ao longo dos anos, lutamos e conquistamos direitos que hoje são referências para todo o país. Santo André, essa cidade tão importante para a nossa história, sempre esteve no centro das nossas batalhas em prol dos direitos dos trabalhadores”.

Nos anos 1930, época que marca o começo da formação dos sindicatos oficiais no país, os metalúrgicos locais se sentiram suficientemente organizados para fundar sua própria entidade. Ela surge em 1933 com o nome de Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e representava todos os companheiros no ABC.

A ampliação do parque industrial ocorrida na década de 1950 transformou rapidamente a região. São Bernardo passou a ter uma base metalúrgica maior do que a de Santo André após sua emancipação em 1957. Em 12 de maio de 1959, um grupo de metalúrgicos se mobilizou para formar a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema, o que, pela legislação, deveria preceder à formação de um sindicato, que em agosto do mesmo ano tornou-se Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. A partir de 1993, fica conhecido oficialmente por Metalúrgicos do ABC.

Moisés e a retomada

Durante seu discurso, o presidente falou do lema dos Metalúrgicos do ABC, sob o mote ‘A Retomada’, composta por engrenagens fundamentais. “A primeira é o contato diário e o olho no olho com os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas. A segunda, o protagonismo, pois sempre buscamos forjar propostas que façam a diferença no Brasil.

E, por fim, a transição geracional, porque acreditamos na força da nova e futura gerações”, disse.

O vereador Wagner Lima falou sobre essa história e a importância do Moisés estar à frente da categoria hoje, tanto para as cidades que compõem a base e até por Santo André. “O papel do Sindicato, na pessoa do seu presidente, é lutar pela manutenção dos empregos, dialogando e negociando com as empresas e também com o governo federal. Moisés tem um diálogo muito bom com o presidente Lula, e isso é essencial para nós. Esse título foi concedido por todos os 21 vereadores e vereadoras da Câmara, que votaram e aprovaram por unanimidade essa homenagem”.

“Neste plenário, falo como representante dos munícipes da cidade e, ter o Moisés como parceiro, como companheiro, para trazer investimento para Santo André, dialogando diretamente com o governo federal e, principalmente, com o presidente, é um avanço importante para nós trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Wagner Lima chamou atenção para um dos trabalhos que a direção do Sindicato realiza de diálogo com os trabalhadores nas portas das fábricas, citando o exemplo da Tribuna na Mão, entregue uma vez por semana em uma das empresas da categoria.

“Tenho muito orgulho de ter saído da Volks e ver essa diretoria levantar de madrugada, entregar a Tribuna, com chuva, frio ou calor, todos estão lá conversando com o trabalhador. É dessa forma que vamos, de fato, construir aquela sociedade que cada um sonha”.

Homenagem na Câmara Municipal andreense

Para compor a mesa junto a Moisés durante a solenidade, o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, contou que o presidente tem conduzido e liderado a base de forma extraordinária. “Seu trabalho e dedicação ampliam a articulação do nosso Sindicato com outras entidades e dialoga até em Santo André, para além da base que representamos”.

Para Wellington, o Sindicato é referência na construção de políticas públicas, articulação regional e resistência na luta. “Moisés tem simbolizado muito isso à frente da categoria. Não é só a Tribuna na porta de fábrica de madrugada, mas nas ações todos os dias. Ter esse olhar e liderar a categoria não é uma tarefa fácil. O reconhecimento é merecido”.

A diretora-executiva do Sindicato, Andrea de Sousa, a Nega, lembrou que o presidente está também lado a lado na luta pelos direitos das mulheres metalúrgicas. “Todos nós estamos juntos e somos capazes de fazer a transformação nesse mundo. E como o Moisés sempre diz: ‘estamos aqui para sermos felizes’, e podermos trabalhar, voltar para casa, estar com a nossa família, ter dignidade”.

Aliados

O deputado estadual Teonilio Monteiro da Costa (PT), o Barba, contou que o importante no movimento sindical é ter aliados. “Primeiro, na nossa categoria, que nós temos que defender. Depois, na cidade, no Estado, dialogar com os tribunais, desde os municipais até o STF [Supremo Tribunal Federal] para construir essa relação política de articulação com os poderes do país e o governo federal, na figura do presidente Lula. E o Moisés faz isso com grande responsabilidade”.

O desembargador Valdir Florindo, do Tribunal da Justiça do Trabalho da 2ª Região, que assume a presidência da instituição ao biênio 2024/2026 dia 1º de outubro, destacou estar muito feliz com essa conquista de Moisés. “Acompanho a evolução do Moisés. Ele ocupou muitos cargos em vários momentos, subiu organicamente, não facilmente, mas passo a passo para chegar hoje à liderança que é na nossa categoria. Uma liderança também em nível nacional, reconhecido em todos os locais onde comparecemos”.

Parabenizaram Moisés em vídeo, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre; a deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o deputado federal licenciado Guilherme Boulos (SP), candidato à prefeitura da capital paulista; e o presidente da IndustriALL-Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Aroaldo Oliveira da Silva.

Por Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Assuntos Relacionados