Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos, em Belo Horizonte

Artista estava internado desde 17 de outubro devido a uma intoxicação medicamentosa
morre-lo-borges-fundador-clube-da-esquina-73-anos-belo-horizonte-barbara-dutra-divulgacao-tvt-news
Lô Borges viveu uma fase de intensa produtividade nos últimos anos, tendo lançado um álbum por ano desde 2019. Foto: Bárbara Dutra/Divulgação

O cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Lô Borges morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela família do artista na manhã desta segunda-feira (3). Segundo boletim divulgado pelo Hospital Unimed de Contorno, onde estava internado desde 17 de outubro, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, decorrente de uma intoxicação medicamentosa. Relembre a carreira de Lô Borges na TVT News.

Clube da Esquina e parceria com Milton Nascimento

Lô Borges, nascido Salomão Borges Filho em 1952, foi cofundador do Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento. Sua obra, marcada por uma fusão de rock, jazz, psicodelia e as raízes mineiras da MPB, transformou a música brasileira e inspirou gerações de artistas.

Nascido e criado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, cresceu em uma família numerosa e musical. Foi ali, na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, que nasceram algumas das canções mais emblemáticas da MPB.

A parceria com Milton Nascimento começou quando Lô tinha apenas 10 anos, em um encontro casual nas escadarias do Edifício Levy, no Centro da capital mineira. Daquela amizade surgiria, anos depois, o Clube da Esquina, movimento que redefiniu os rumos da música popular nos anos 1970.

O álbum Clube da Esquina (1972), assinado por Milton e Lô, é considerado um divisor de águas na cultura do Brasil. Cinquenta anos após o lançamento, o disco foi eleito o maior álbum da história da música brasileira e figura entre os dez melhores do mundo, segundo a revista norte-americana Paste Magazine.

No mesmo ano do marco com o Clube da Esquina, Lô lançou seu primeiro álbum solo, Lô Borges, conhecido popularmente como o Disco do Tênis por causa da capa icônica com um par de tênis abandonado. Gravado quando o músico tinha apenas 20 anos, o disco se tornou uma das estreias mais aclamadas da MPB, reunindo clássicos como O Trem Azul, Paisagem da Janela e Um Girassol da Cor do Seu Cabelo.

O sucesso repentino levou o artista a se afastar dos holofotes e passar um período recluso na Bahia. O retorno veio em 1979, com o álbum A Via Láctea. Durante as décadas seguintes, Lô Borges manteve uma produção constante e sofisticada. Em 1984, fez sua primeira turnê nacional com o disco Sonho Real, e nos anos 1990, voltou ao grande público com Dois Rios, parceria com Samuel Rosa e Nando Reis, gravada pelo Skank.

Nos últimos anos, Lô Borges viveu uma fase de intensa produtividade. Desde 2019, lançou um álbum de inéditas por ano. Seu último trabalho, Céu de Giz, em parceria com Zeca Baleiro, foi lançado em agosto de 2025.

Entre seus discos recentes estão Tobogã (2024), Não Me Espere na Estação (2023), Chama Viva (2022) e Muito Além do Fim (2021). Em 2023, Lô também lançou o álbum ao vivo 50 Anos de Música: Ao Vivo na Sala Minas Gerais e foi tema do documentário Lô Borges: Toda Essa Água, dirigido por Rodrigo de Oliveira.

Suas canções atravessaram fronteiras e foram regravadas por Elis Regina, Tom Jobim, 14 Bis, Beto Guedes, Skank e Nando Reis, entre muitos outros.

Após o anúncio da morte, Milton Nascimento prestou homenagem ao amigo de longa data, com quem dividiu canções, palcos e quase seis décadas de amizade: “Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas. […] Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos”, escreveu em publicação no Instagram.

Lula lamenta a morte de Lô Borges

O presidente Lula lamentou a morte de Lô Borges em nota publicada nas redes sociais. Para Lula, a “MPB que conhecemos não seria a mesma se Lô Borges não tivesse nos dado a alegria de ter existido”.

Leia a nota completa

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados