Nesta segunda-feira (29), o jornalista esportivo Paulo Soares morreu aos 63 anos por falência de múltiplos órgãos. Ele estava há cinco meses internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, tratando problemas de saúde na coluna. Paulo era narrador e apresentador da ESPN, conhecido como “amigão da galera”. Relembre a história de uma voz que marcou a comunicação esportiva brasileira na TVT News.
Quem foi Paulo Soares?
A carreira de narrador começou quando ainda tinha 15 anos, na Rádio Clube de Araras, no interior de São Paulo. A profissão que se iniciou em 1978, ganhou força ao longo dos anos passando em vários veículos até chegar na Rádio Gazeta em 1983, onde se solidificou e se estabeleceu como um nome proeminente.
Durante a carreira até 2012, Paulo Soares passou pelas rádios da Record, Gazeta, de novo, Globo, Bandeirantes e Estadão/ESPN.
Paulo Soares narrou todos os níveis de jogos de futebol, de amistosos, jogos estaduais e até jogos de campeonatos nacionais europeus na ESPN. Ao ligar a televisão e se deparar com a narração do amigão da galera era ter a certeza que viria um comentários humorísticos junto as informações.
Também foi na ESPN em que mais ganhou destaque: Paulo Soares apresentou o programa Linha de Passe, não sendo mais só um especialista em narração, se transformando num expert na bancada.
Depois veio o SportsCenter, ao lado de Antero Greco. A dupla entrou para a história apresentando os Jogos Olímpicos de Sydney e o programa ganhou cada vez mais destaque na ESPN. Foi nesse momento que Paulo Soares se tornou o “amigão da galera” e cativou o público.
Em 16 maio deste ano, Antero Greco morreu aos 69 anos por um tumor no cérebro. No mesmo dia, Paulo entrou ao vivo na ESPN pela primeira vez em anos para falar sobre o companheiro de bancada e amigo.