A morte de Pepe Mujica é lamentada por Lula

Em discurso na China, Lula ressaltou a integridade e o caráter do ex-presidente do Uruguai
pepe-mujica-jose-alberto-pepe-mujica-cordano-e-um-politico-da-esquerda-da-america-latina-e-agricultor-uruguaio-foi-presidente-do-uruguai-entre-2010-e-2015-apos-deixar-a-presidencia-foi-senador-de-marco-de-2015-ate-agosto-de-2018-foto-wikimedia-commons-tvt-news
Presidente Lula e Pepe Mujica tinham uma relação de amizade. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista coletiva na China, o presidente Lula lamentou a morte do amigo e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. O brasileiro disse que o dia começou muito triste com a morte do militante de esquerda. Saiba mais na TVT News.

Em discurso emocionado, Lula lembra que político uruguaio nunca escondeu a gravidade de sua doença. “Quando eu visitei ele no Uruguai, eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Tinha certeza porque ele mesmo dizia que estava no fim”, explicou o presidente.

“Na última vez que eu vi ele, sentado comigo, ele [Mujica] falou: ‘Lula, eu to indo embora’. E com a maior serenidade, com a maior tranquilidade que ele disse isso, era o jeito que ele governava o Uruguai”,

relembrou o presidente Lula.

Ainda que triste com a morte de Mujica, Lula celebrou a vida e existência do político, dizendo que quem teve amizade com o uruguaio sabe que o caráter e a integridade eram raras e que se Mujica não tivesse nascido, teriam que fazer-lo nascer.

Isso porque Mujica foi um líder mundial não só para a esquerda, como para a democracia.

Preso por 13 anos sob condições desumanas, emergiu do cárcere com uma visão transformadora sobre a política e a democracia. Após a redemocratização, dedicou-se à vida institucional, sendo eleito deputado, senador e, finalmente, presidente do Uruguai entre 2010 e 2015.

Durante seu mandato, implementou reformas progressistas, como a legalização do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da maconha, tornando o Uruguai um modelo de vanguarda social.

Recusou luxos do cargo, vivendo em sua chácara no Cerro de Montevidéu, dirigindo um Fusca e doando grande parte de seu salário a instituições de caridade. Sua vida simples e discurso direto o tornaram conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”.

“A carne se vai, mas as ideias ficam e eu espero que as pessoas que estão aqui tirem proveito das ideias do Mujica”,

ressaltou Lula.

Para o presidente brasileiro, existem poucos pessoas com uma alma íntegra como o do ex-presidente do Uruguai. “Eu conheço muitos políticos, mas nenhum se iguala a grandeza da alma de Pepe Mujica”.

A relação de Lula com o ex-presidente do Uruguai era de muita amizade e respeito. Em 2022, durante a corrida presidencial brasileira, Mujica viajou até São Paulo para participar de último ato da campanha na Avenida Paulista junto ao então candidato Lula.

  • Vídeo: Direto do Uruguai, professor comenta o legado de Pepe Mujica

Naquele dia fazia sol, e a imagem de um senhor, de cabelos brancos reluzia ao lado de Lula. Parecia impossível imaginar que então com 85 anos, Mujica viajaria para outro país participar de uma campanha eleitoral, mas esse era o fato que acontecia diante dos olhos de milhares de pessoas.

Na época o político uruguaio afirmou que eleger Lula em 2022 “é muito importante para a esperança [da América do Sul], mostrará que somos capazes de retornar”. O que ele esperava se concretizou no dia seguinte.

Assista o jornal TVT News Primeira Edição em homenagem ao ex-presidente do Uruguai

Assista a entrevista com Mujica produzida pela TVT

Assuntos Relacionados