Os resultados publicados pela comissão eleitoral nesta terça-feira (3), declararam Netumbo Nandi-Ndaitwah, do partido Swapo (Organização do Povo do Sudoeste Africano), eleita presidenta da Namíbia no primeiro turno com 57% dos votos. Ela se torna a primeira mulher a assumir o cargo na história do país.
Nandi-Ndaitwah também se torna a quinta presidenta desde a independência conquistada em 1990. Antes, o país tinha sido uma colônia alemã e após a Primeira Guerra Mundial com o tratado de Versalhes passou a ser controlada pela África do Sul. Desde então, todos os presidentes eleitos também eram do partido Swapo.
Leia também: Claudia Sheinbaum é a primeira presidenta mulher da história do México
Em declaração após o resultado, a presidenta eleita declarou que “a nação namibiana votou pela paz e estabilidade”. O país registrou o comparecimento de 77% dos 1,5 milhões de eleitores registrados.
O segundo colocado, Panduleni Itula, do partido Patriotas Independentes pela Mudança (IPC), teve 26% dos votos. Ele irá contestar o resultado que considera “profundamente falhos”.
As eleições que começaram na última quarta-feira (27) de novembro, lidou com a falta de cédulas para votação. O problema levou a prolongação do período eleitoral para sábado (30). Essa confusão é o principal argumento do partido de oposição, IPC.
Leia também: Mulheres negras ainda têm dificuldades na revisão de penas
Quem é a nova presidenta da Namíbia?
Desde fevereiro ela está no cargo de vice-presidenta, quando o presidente em exercício Hage Geingob morreu. Outro cargo de vice que exerce é de vice-presidenta do partido Swapo, desde 2017. Nele, ela também foi a primeira mulher a ocupar a posição.
Antes, ela também ocupou diferentes cargos de lideranças, incluindo o de ministra das Relações Exteriores. Também foi militante de base do partido.