No Dia dos Bancários, categoria espera proposta decente

Fenaban insiste em impor perdas para os bancários. Comando reitera que categoria só aceita aumento real
assembleia-virtual-dos-bancarios-aprova-proposta-da-fenaban-bancarias-e-bancarios-da-base-do-sindicato-de-sao-paulo-osasco-e-regiao-aprovaram-a-proposta-com-69-27-dos-votos-tvt-news
Bancárias e bancários da base do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região aprovaram a proposta com 69,27% dos votos

Mais uma mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban teve início há pouco, por volta das 11h desta quarta-feira (28). Esta é a 11ª rodada de negociação no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2024. Elas tratam da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Hoje é Dia do Bancário, e a categoria espera que a Fenaban finalmente apresente uma proposta decente para o reajuste dos bancários 2024, com aumento real para salários, PLR, VA e VR e demais verbas.

Na mesa de ontem, a Federação dos bancos apresentou apenas propostas rebaixadas, que foram prontamente rejeitadas pelo Comando. Começou com 90% da inflação (o que representaria perda salarial de 0,38% para os bancários). Depois piorou a proposta: os 90% do INPC viriam apenas em janeiro. E por último, propôs a reposição de 100% da inflação, mas também apenas para 1º de janeiro de 2025.

Nesse sentido, os bancários deixaram claro que não há como resolver a Campanha na mesa sem aumento real.

“A proposta final da Fenaban no dia de hoje representaria uma perda de R$ 1,2 bilhão para os trabalhadores, considerando salários, segunda parcela do 13º, vale alimentação e vale refeição e antecipação da PLR. Ou seja, além de não repor o poder de compra e valorizar a remuneração da categoria, ainda faz uma proposta que desrespeita a categoria, bem na véspera do Dia dos Bancários, que deveria ser um dia de comemoração pela contribuição dos trabalhadores aos altos lucros do setor”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro, uma das coordenadoras do Comando.

Mobilização

Diante das propostas rebaixadas, o movimento sindical intensificou a mobilização. Hoje tem Dia Nacional de Luta. E nesta quinta-feira (29), haverá plenária no Auditório Azul da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), a partir das 19h. “É importante que todos participem e registrem a sua indignação diante da proposta rebaixada dos bancos”, convoca Neiva.

Assuntos Relacionados