No programa TVT Cidades, da Rede TVT, desta quarta-feira (14), o secretário de Formação do PT no Vale do Paraíba e pré-candidato a vereador em São José dos Campos, Marcelo Ribeiro, confia na unidade do campo progressista para combater o campo conservador na cidade. Ao mesmo tempo, um “racha” nas forças conservadoras também pode contribuir para a renovação na cidade mais populosa da região.
Ribeiro também é diretor do Sindicato dos Empregados em Contabilidade e empresas de Serviços (Seaac). Nesse sentido, ele quer ser uma voz da classe trabalhadora na Câmara Municipal de São José dos Campos.
Pai de um filho com síndrome de Down, a luta pela inclussão das pessoas com deficiência é um compromisso do pré-candidato. Além disso, ele também é professor de dança e proprietário de academia na cidade, tendo a Cultura como uma das suas principais bandeiras.
Assista ao programa TVT Cidades completo
“A nossa campanha é pela inclusão. Isso é muito importante para nossa cidade. Ou seja, ter alguém na Câmara que defenda a classe trabalhadora e que defenda inclusão social. Na nossa cidade, são cerca de 53.000 habitantes com algum tipo de deficiência”, disse Ribeiro ao apresentadores Cosmo Silva e Rafael Garcia.
“Meu filho é alfabetizado, ele é independente, dança também. Ele é bem ativo e bem desenvolvido. Mas eu tive que passar por muitas escolas para conseguir. Tinha escola do Estado – de atender com deficiência –, que também tem essa obrigação, mas colocava estagiário para ficar com ele num canto fazendo desenho. Não, ele tem possibilidade de aprender”, aponta o pré-candidato.
Unidade progressista
No final de julho, o PT oficializou a candidatura de Wagner Balieiro à prefeitura de São José dos Campos. A vice na chapa é Marina Sassi (PSOL). Assim, Marcelo Ribeiro comemorou a unidade do campo progressista, com a aliança da Federação Brasil da Esperança – PT, PV e PCdoB – com a Federação PSOL-Rede. “Dessa vez, a gente conseguiu juntar toda a esquerda progressista da cidade para ser uma opção para os munícipes”.
O desafio da chapa será derrotar o atual prefeito Anderson Farias (PSD). Ele foi eleito como vice em 2020, mas assumiu o Paço Municipal após a eleição de Felicio Ramuth (PSD) como vice-governador, ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar da relação do ex-prefeito com o bolsonarismo, o PL decidiu lançar Eduardo Cury (PL) para a disputa no município. Outro candidato é Dr. Elton (União Brasil), que se apresenta como uma espécie de terceira via.
Diante desse quadro, Ribeiro acredita que o campo progressista tem condições de disputar efetivamente o comando da cidade. “Pode ser que nessa briga entre eles, a gente consiga ampliar a nossa margem e, quem sabe, ir para um segundo turno”.