O cinema brasileiro já começou 2026 bem! O longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026. A cerimônia da premiação foi realizada no último domingo (4), nos Estados Unidos, e contou com a presença do cineasta e do ator Wagner Moura. Entenda na TVT News.
A vitória de O Agente Secreto foi promovida pela Critics Choice Association (CCA), uma das principais entidades avaliadoras de cinema do país e importante termômetro para o Oscar. O filme já foi premiado no Festival de Cannes em 2025 e é o representante oficial do Brasil na corrida pelo Oscar 2026.
Entrega improvisada
Apesar da vitória histórica, o anúncio do prêmio não foi revelado no palco durante a transmissão televisiva. Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux souberam do resultado no tapete vermelho, durante uma entrevista, um momento que misturou surpresa e constrangimento.
A organização alegou limitações de tempo na transmissão ao vivo para justificar o anúncio fora do palco, medida que foi aplicada também a algumas categorias técnicas. Ainda assim, críticos e internautas apontaram o tratamento desigual, já que na edição de 2025, o vencedor da mesma categoria, Emilia Pérez, teve direito a discurso no palco principal.
Mais tarde, Mendonça Filho e Wagner Moura subiram ao palco para apresentar a categoria de Melhor Filme, e o diretor aproveitou brevemente o momento para agradecer pela vitória do longa brasileiro.
Wagner Moura é destaque, mas sai sem troféus
Protagonista de O Agente Secreto, Wagner Moura concorreu a categoria de Melhor Ator pelo filme e a Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por Ladrões de Drogas, mas não venceu em nenhuma das duas frentes. Na categoria principal, o prêmio ficou com Timothée Chalamet, por Marty Supreme.

Thriller político brasileiro ganha impulso rumo ao Oscar
Ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), professor universitário e especialista em tecnologia que retorna à cidade natal e se vê envolvido em uma rede de vigilância e repressão política. O elenco inclui ainda Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Udo Kier.
A vitória no Critics Choice reforça o favoritismo do longa na disputa por uma vaga ao Oscar, cuja cerimônia ocorre em 15 de março. O filme também concorre ao Globo de Ouro 2026 nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator (Wagner Moura).
