O Agente Secreto vence prêmios de associação de críticos em Nova York

Filme de Kleber Mendonça Filho foi premiado como Melhor Filme Internacional; Wagner Moura venceu como Melhor Ator
o-agente-secreto-e-premiado-em-cannes-premiados-em-cannes-kleber-mendonca-filho-e-melhor-diretor-e-wagner-moura-o-melhor-ator-foto-victor-juca-divulgacao-tvt-news
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura durante gravações de "O Agente Secreto" . Foto: Victor Jucá/Divulgação

O thriller brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu duas categorias no New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), premiação da entidade de críticos de mesmo nome. A obra vêm sendo elogiada desde sua estreia no Festival de Cinema de Cannes, e agora continua trilhando seu caminho até a disputa pelo Oscar de 2026. Saiba mais na TVT News.

Virada em Nova York

Após perder em duas indicações (Melhor Roteiro Original e Melhor Atuação Protagonista) no Gotham Awards, que premia filmes independentes, O Agente Secreto foi eleito o Melhor Filme Internacional no New York Film Critics Circle Awards. Wagner Moura venceu na categoria de Melhor Ator do mesmo prêmio, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar a categoria em quase 90 anos de existência da associação de críticos.

As vitórias são consideradas estratégicas: o NYFCC é uma das premiações mais influentes da crítica estadunidense e costuma impulsionar títulos rumo às principais disputas do cinema mundial. O reconhecimento se soma ao conquistado com Bacurau, outro filme do diretor Kleber Mendonça Filho, que venceu a mesma categoria em 2020. Outros filmes brasileiros que alcançaram o feito foram Pixote (1981) e Cidade de Deus (2003).

Se no Gotham Awards o filme viu os troféus escaparem, inclusive na categoria de atuação, vencida por Sopé Dìrísù, o NYFCC representou um contraponto. A dobradinha de vitórias reafirmou o longa no mapa das premiações e elevou sua visibilidade no mercado cinematográfico internacional.

Críticos destacam que a performance de Moura, já premiada em festivais como Cannes, Zurique, Chicago e Newport Beach, ganhou novo peso ao superar grandes atores de Hollywood na votação da associação. O filme soma agora mais de 20 prêmios internacionais desde maio.

Com as vitórias do NYFCC, a campanha pela indicação ao Oscar ganha fôlego renovado, especialmente na categoria de Melhor Filme Internacional e, agora, com chances ampliadas para Wagner Moura no prêmio de atuação. O Agente Secreto agora aguarda os anúncios de nomeações ao Critics Choice, Globo de Ouro e ao próprio Oscar, que devem sair nas próximas semanas.

o-agente-secreto-wagner-moura-data-estreia-cinemas-vitrine-filmes-confirmou-sessoes-antecipadas-setembro-outubro-divulgacao-tvt-news
Wagner Moura é Marcelo em “O Agente Secreto”. Foto: Divulgação

O Agente Secreto

Marcelo (Wagner Moura) chega fugido à capital pernambucana em plena semana de Carnaval, na esperança de reencontrar seu filho, que vive com os avós maternos. O protagonista se torna morador do edifício em que Dona Sebastiana (Tânia Maria) resguarda vítimas da ditadura militar e da violência, com a ajuda de Clóvis (Robson Andrade) e Arlindo (Thomás Aquino). 

No decorrer da história, descobrimos um pouco sobre o passado misterioso de Marcelo, que inclui uma breve passagem como chefe de departamento de uma universidade federal de Pernambuco e um tempestuoso conflito com um grande magnata da tecnologia, que torna Marcelo alvo do ex-militar Augusto (Roney Villela) e seu enteado, Bobbi (Gabriel Leone).

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados