Onda de calor muda cenário climático no Brasil nos últimos dias do inverno; veja a previsão

A escalada térmica deve se formar na quinta-feira (18) e atingir o país com temperaturas de até 40 °C no Centro-Oeste e interior de São Paulo
onda-de-calor-cenario-climatico-no-brasil-previsao-tvt-news
Ondas de calor incluem temperaturas 5°C acima da média climatológica. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma intensa massa de ar quente vai dominar o Centro-Sul do Brasil na segunda metade desta semana, elevando significativamente as temperaturas em diversas regiões. O fenômeno marca um fim de inverno atípico, com calor persistente em estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Saiba mais em TVT News.

Inicialmente centrada sobre o Centro-Oeste brasileiro, a massa de ar quente deve se deslocar até o final da semana para uma área entre o Norte da Argentina, o Paraguai e o Centro-Oeste, intensificando o calor no interior do continente.

onda-de-calor-cenario-climatico-no-brasil-previsao-tvt-news
Massa de ar quente vai cobrir o Centro-Sul do Brasil nos últimos dias do inverno. Foto: METSUL

Massa de ar quente cobre o centro-sul com calor no fim do inverno

Segundo a Metsul, no Brasil, o Centro-Oeste será a região mais afetada, com máximas acima dos 40°C em cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mesmo com leve arrefecimento nesta quarta-feira, São Miguel do Araguaia registrou 39,3°C, e o calor deve se intensificar nos próximos dias.

No Sudeste, o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro terão temperaturas entre 37°C e 39°C, podendo atingir 40°C em áreas do Noroeste paulista e Oeste mineiro. Na capital paulista, o fim de semana promete ser quente, com máximas entre 31°C e 34°C.

Na Região Sul, o calor será mais moderado, mas ainda presente. O Paraná deve registrar as maiores temperaturas, com marcas acima de 40°C no Noroeste e Norte do estado. No Rio Grande do Sul, o calor será mais localizado, com máximas ao redor dos 30°C no Oeste e Noroeste. A chegada de instabilidades entre sexta e sábado pode limitar o aquecimento mais intenso, trazendo chuva e risco de temporais isolados.

Com informações da Metsul*

Assuntos Relacionados