Painel na Blue Zone da COP30 debate soluções para transição justa

Painel "Do fóssil ao futuro" debate caminhos para uma transição aos trabalhadores
cop-30-resumo-belem-amazonia-brasil-dia-30-conferencia-das-partes-mudancas-climaticas-clima-blue-zone-green-zone-zona-azul-zona-verde-tvt-news
Belém (PA), 10/11/2025 - Pavilhões dos países e movimentação na Blue Zone da COP30. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Painel “From fossil to future” apresenta  propostas criadas em conjunto durante o trajeto da Caravana do Futuro pelo país; objetivo é ampliar o diálogo entre atores nacionais e internacionais. Leia em TVT News.

Especialistas discutem soluções para transição justa

No dia 13 de novembro, das 16h15 às 17h15, acontece o painel “From fossil to future: pathways for a just transition for workers”, no Regional Climate Foundations Pavilion, localizado na Zona Azul da COP30, em Belém.

Organizado pelo laboratório de campanhas e comunicação Aurora Lab, o evento reunirá especialistas de diferentes países para compartilhar experiências e propor caminhos que alinhem a transição energética justa com o futuro do trabalho no setor energético, garantindo prosperidade econômica para os trabalhadores e, ao mesmo tempo, o cumprimento das metas climáticas.

Entre os participantes confirmados estão: Lala Peñaranda – Coordenadora para a América Latinar da Trade Unions for Energy Democracy (TUED); Mahatma Ramos – Diretor Técnico do Instituto de Estudos Estratégicos sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep); Anabella Rosemberg – Consultora Sênior em transição justa da da Climate Action Network International (CAN International) e Julián Martínez Bejarano – assessor de Transição Justa no Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico da Espanha. A mediação é de Gabi Vuolo, diretora-executiva de Aurora Lab.

Vuolo destaca a importância do encontro: “Este painel traz uma importante conversa sobre caminhos para uma transição energética que considere trabalhadores e trabalhadoras como parte central da prosperidade econômica e da justiça climática que buscamos. Essa é uma agenda importantíssima para transformar a discussão climática em ação concreta – não só de enfrentamento da crise, mas como uma oportunidade de avançar num modelo econômico mais justo e alinhado aos desafios climáticos que enfrentamos.”

A participação na COP30 marca um novo capítulo da Caravana do Futuro, que tem como propósito visibilizar as propostas de Transição Energética Justa (TEJ) cocriadas por trabalhadores junto a tomadores de decisão e formadores de opinião.

“Após 10 anos do Acordo de Paris, organizações ambientalistas, sindicatos, movimentos sociais e climáticos do mundo todo estão chamando as Partes da negociação a avançar com mecanismos concretos para uma transição justa. Na COP de Belém temos uma oportunidade importante de traduzir discussões técnicas em ações reais para milhões de trabalhadores e comunidades no mundo. O tempo de agir é agora”, analisa Luz González, diretora de Redes e Parcerias de Aurora Lab.

cop-30-resumo-belem-amazonia-brasil-dia-30-conferencia-das-partes-mudancas-climaticas-clima-blue-zone-green-zone-zona-azul-zona-verde-tvt-news
Belém (PA), 10/11/2025 – Pavilhões dos países e movimentação na Blue Zone da COP30. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O evento visa ampliar os resultados da experiência prática da Caravana do Futuro em campo, fortalecer a conexão entre trabalho e clima no debate público e aprofundar a solidariedade internacional entre o movimento climático e o movimento sindical, compartilhando metodologias e consolidando parcerias para uma transição justa global.

COP30 – Painel na Zona Azul

Painel: From fossil to future: pathways for a just transition for workers

Data: 13 de novembro de 2025

Horário: 16h15 às 17h15

Local: Regional Climate Foundations Pavilion

Outras informações: https://regionalclimatefoundations.org/agenda

Caravana do Futuro

A Caravana do Futuro é uma jornada para debater a transição energética justa, trabalho digno e justiça climática no Brasil, conectando trabalhadores e comunidades em torno desses temas. Em um caminhão elétrico, o projeto cruzou o país, passando por diversas cidades para ouvir ideias e coletar propostas, com o objetivo de levar essas contribuições para a COP30.

A comitiva percorreu o Brasil para dialogar e construir novos futuros possíveis a partir das perspectivas dos territórios e trabalhadores impactados pela crise climática. O projeto nasceu da necessidade urgente de ampliar o debate sobre o modelo energético brasileiro, defendendo uma transição justa que assegure direitos e proteção social para trabalhadores e comunidades.

Assuntos Relacionados