O ativista palestino Odeh Hadalin foi assassinado por um colono israelense. Odeh participou do documentário vencedor do Oscar 2025, “Sem Chão”, de Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Basel Adra e Rachel Szor. O anúncio do assassinato foi feito pelo diretor Yuval no X. Saiba mais na TVT News.
Odeh foi morto nesta segunda-feira (28) em uma discussão com o colono israelense na Cisjordânia, território palestino controlado militarmente por Israel.
Segundo o diretor Yuval Abraham, o atirador foi identificado como Yinon Levi pelos moradores que testemunharam o crime. Ele foi considerado extremista e o governo Biden dos Estados Unidos (EUA) havia aplicado sanções contra Yinon Levi. Países como Canadá, Reino Unido e União Europeia também já aplicaram punições contra o colono israelense.
Além de ativista, Odeh Hadalin era professor na Escola Secundária al-Saray’a em Masafer Yatta e pai de três filhos, o mais velho tem apenas 6 anos. Ele vivia na vila de Umm al-Kheir, perto de Hebron, segundo o deputado israelense Ofer Cassif, opositor do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O crime foi documentado em vídeo publicado pelo diretor Yuval Abraham. A TVT News alerta que se trata de um conteúdo com violência, cuidado ao assistir.
An Israeli settler just shot Odeh Hadalin in the lungs, a remarkable activist who helped us film No Other Land in Masafer Yatta. Residents identified Yinon Levi, sanctioned by the EU and US, as the shooter. This is him in the video firing like crazy. pic.twitter.com/xH1Uo6L1wN
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) July 28, 2025
O diretor segue denunciando no X que os israelenses estão tentando alegar que palestino Odeh Hadalin seria um terrorista, tática comum entre os israelenses que tentam justificar os crimes de guerra.
As informações iniciais são divergentes.
De acordo com o site de notícias israelense Ynet, a versão do assassino israelense Yinon Levi é que ele estava trabalhando em obras em um novo bairro em Carmel quando foi atacado por pedras por palestinos. Yinon sentiu que a vida estava ameaçada e precisava revidar, por isso foi até a aldeia de palestinos e atirou.
Autoridades palestinos e moradores da vila Umm al-Khair contestaram. Eles afirmam que a escavadeira do israelense invadiu a comunidade, posteriormente ele desceu para frente do centro comunitário da região, começou a discutir e ameaçar os palestinos até o momento em que dispara contra Odeh Hadalin e outros moradores, como mostra no vídeo.
“Desculpe, mas se um homem conhecido por ser violento invadisse minha casa com uma arma em punho e atacasse as pessoas, eu atiraria pedras nele e tentaria proteger minha família”, escreveu Yuval Abraham em defesa do colega.
Em comunicado, a polícia israelense disse que está investigando o incidente e que um cidadão israelense envolvido no tiroteio foi detido no local e posteriormente preso.
Outros quatro palestinos também foram detidos pelas Forças de Defesa de Israel, assim como dois turistas estrangeiros, afirma a polícia.
Não é a primeira vez que um palestino do documentário “Sem Chão” são atacados
O cineasta do documentário “Sem Chão” , Hamdam Ballal, foi agredido por colonos judeus e posteriormente detido por militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) no dia 24 de março. O incidente ocorreu próximo ao assentamento israelense de Susya, na Cisjordânia ocupada.
Na foto divulgada pelo jornalista Basel Adra, é perceptível que Hamdam Ballal estava feriado no nariz e com sangue na camisa.
Segundo Jihad Nawajaa, prefeito de Susya, que falou à agência de notícias Reuters, Ballal participava de um encontro comunitário para encerrar o jejum diário do Ramadã quando colonos judeus invadiram a reunião tentando roubar ovelhas da vila, provocando uma confusão entre moradores e os invasores.
Ativistas membros do Centro para a Não-Violência Judaica relataram ao jornal The Guardian que os colonos “começaram a atirar pedras contra os palestinos e destruíram um tanque de água perto da casa de Hamdan”. Eles também afirmaram que “os colonos destruíram seu carro com pedras e cortaram um dos pneus. Todas as janelas e o para-brisa estavam quebrados”.
Confira todos os detalhes na matéria: