Papa Francisco é internado para tratar bronquite

Em 2023, o Papa já havia sido internado por três dias para tratar bronquite. Não há previsão de alta e agenda foi cancelada
acompanhe-o-estado-de-saude-do-papa-francisco-tvt-news-papa-francisco-tem-carisma-e-e-popular-mas-convive-com-problemas-de-saude-foto-long-thien-wikimedia-commons-tvt-news
Papa Francisco tem carisma e é popular, mas convive com problemas de saúde. Foto: Long Thiên/Wikimedia Commons

Papa Francisco, de 88 anos, foi internado nesta sexta-feira (14) em Roma, na Itália, para tratar bronquite. Ainda não há previsão de alta. As informações são do Vaticano. Entenda na TVT News.

Em nota oficial, o Vaticano informou: “O papa Francisco permanecerá na Policlínica Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e a continuidade do tratamento hospitalar para a bronquite”.

De acordo com o Vaticano, o papa seguiu integralmente sua agenda nesta manhã de sexta-feira (14) até dar entrada no hospital quando foi cancelado todos os compromissos nos próximos três dias. A audiência jubilar do sábado (15) foi cancelada, assim como a visita do chefe religioso aos estúdios cinematográficos de Cinecittà na segunda-feira.

Nas últimas duas reuniões, o pontífice pediu para que um assessor lesse por ele. “Com essa bronquite, ainda não consigo ler. Espero que na próxima vez eu já possa”, disse Francisco.

A saúde do Papa

Esta não é a primeira vez que Francisco apresenta um quadro de bronquite. Em 2023, ele foi hospitalizado por três dias e tratou com antibióticos.

papa-francisco-foi-internado-para-tratar-bronquite-papa-francisco-tem-lidado-com-uma-serie-de-problemas-de-saude-foto-vatican-media-reproducao-tvt-news
Papa Francisco tem lidado com uma série de problemas de saúde. Foto: Vatican Media/Reprodução

A autoridade maior da Igreja Católica também lida com osteoartrite nos joelhos, conhecida como artrose, o que desgasta a cartilagem e causa dores. Por isso, agora o pontífice está de cadeira de rodas.

Além disso, o Papa lida com dores nos quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.

Durante o seu conclave, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio (nome de nascimento) foi discutido pelos problemas de saúde do devoto. O pontífice retirou parte do pulmão em uma cirurgia na juventude, informação que se tornou pública um dia após sua eleição a Papa.

Assuntos Relacionados