No TVT News Primeira Edição da quarta-feira (23), a apresentadora Talita Galli e os comentaristas Eduardo Castro e Laura Capriglione receberam o padre franciscano Frei David para conversar sobre a partida do Papa Francisco e o conclave para a escolha do novo Santo Padre. Saiba mais em TVT News.
“A vida de Francisco foi um constante gesto de atualização de Jesus Cristo”
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, o pontífice se tornou bispo em 1998 e cardeal em 2001. O conclave de 2013 elegeu Jorge o 266º Papa da Igreja Católica, se tornando o primeiro papa latino-americano e o primeiro não-europeu da era moderna.
Escolheu o nome Francisco por sugestão de seu amigo Dom Cláudio Hummes e por se identificar com a humildade e amor aos pobres com que São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), se guiou por sua vida inteira. Papa Francisco foi um importante precursor de reformas inéditas na Igreja.
Francisco foi um “constante gesto de atualização de Jesus Cristo”, que congregou pessoas de todas as religiões. Sua Santidade trouxe a Igreja para o povo e deixou um legado na história. “Ele passou uma mensagem ao mundo: ou o mundo busca a simplicidade, ou o mundo se detonará”, ressalta David.
“Seguir Jesus é ser humilde e usar a justiça como ferramenta”
Frei David também expressou que deseja que o novo Papa considere continuar o legado de Francisco: “faço um apelo para que o novo Papa consiga discutir todos os erros da Igreja que desanimam a juventude de seguir a vocação”.
David expôs que hoje é comum que muitos presbíteros tenham interesses contrários à sua vocação. Para ele, o fundamental é seguir os passos de Jesus Cristo: “seguir Jesus é ser humilde e trabalhar com a justiça como uma grande ferramenta de se pregar o evangelho […]. Isso se perdeu muito na Igreja. Estar ao lado da justiça deixou de ser a principal ferramenta de pregação do evangelho para muitos padres e bispos”.
“Se é para vir um papa negro, que seja um Francisco”
Ao ser questionado sobre a possibilidade do novo papa ser um homem negro, Frei David reforçou que é imprescindível que o próximo líder da Igreja Católica seja progressista: “necessariamente ele precisa ser um papa com o mesmo espírito ou na linha de Francisco de Assis. Se for para vir um papa negro e conservador, o estrago para a Igreja será muito maior”.
A estrutura da Igreja Católica e a fé dos fiéis
David aponta ainda que a Igreja precisa atrair os mais jovens. “O problema está na formatação da estrutura da Igreja que não atrai mais a juventude”, explica. “O jovem abandona a Igreja porque uma coisa é o evangelho que ele leu e outra é a estrutura pesada da Igreja, que é muitas vezes injusta”.
O sacerdote conclui defendendo uma fé compromissada como a de Francisco: “o povo quer viver a fé, mas quer uma fé com mais compromisso com Jesus Cristo. Uma fé que transmita justiça, paz, partilha e solidariedade”.
A morte de Papa Francisco
Papa Francisco morreu na segunda-feira (21), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um quadro de insuficiência cardíaca. O pontífice estava em sua residência, na Casa Santa Marta, no Vaticano. Há quase um mês atrás, Francisco ficou internado por 30 dias, entre fevereiro e março, com pneumonia nos dois pulmões. Em 23 de março, o sacerdote recebeu alta e pôde celebrar os ritos de Páscoa como de costume.
Em seu testamento escrito em 2022, pediu apenas para que seja sepultado em um caixão de madeira e zinco, abaixo de uma simples lápide com apenas uma palavra inscrita: “Franciscus”, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Essa é a primeira vez no século 21 que um papa não será enterrado no Vaticano.

Ritos após a morte do papa
1. Quebra do anel do papa
Depois que o falecimento do Santo Padre é confirmado, o camerlengo, o cardeal braço-direito do pontífice, lacra a residência do sacerdote para que nada seja alterado até a eleição do novo chefe da Igreja Católica.
O camerlengo quebra o anel de sinete dos papas, chamado de “Anel do Pescador”, joia concedida à Santidade quando eleito, num ato simbólico do encerramento de seu papado.
2. Novemdiales, o período de luto e o sede vacante
A partir de então, a Igreja entra em sede vacante (“trono vazio”), intervalo em que a Igreja Católica fica sem seu superior.
Neste momento, começam os novemdiales, nove dias de luto em que os cardeais celebram missas diárias pela alma do pontífice falecido.
Na quarta-feira (23), o corpo do Papa Francisco ficará exposto na Basílica de São Pedro por três dias para uma última visitação de fiéis e devotos.
O funeral acontece entre o 4º e 6º dia seguidos da morte do papa. Desta vez, o enterro do Papa Francisco ocorrerá em 26 de abril, às 10h no horário local.
Durante o sede vacante, nenhuma decisão significativa da Igreja pode ser tomada. O camerlengo se torna o responsável pelo cotidiano do Vaticano e pela organização do conclave.
3. Conclave
Entre 15 a 20 dias depois do falecimento do último papa em exercício, um novo conclave se inicia. Os cardeais se reúnem em total isolamento na Capela Sistina e têm até 13 dias para elegerem um novo líder para a Igreja Católica.