Em mais um episódio de crise institucional, o Congresso do Peru destituiu ontem (17) o presidente José Jerí, apenas quatro meses após ele ter assumido o comando do Executivo interinamente. Desde 2016, nenhum presidente eleito conseguiu concluir integralmente o mandato. Entre 2016 e 2021, por exemplo, o Peru teve quatro presidentes em apenas cinco anos. O último eleito pelo voto direto foi Pedro Castillo, em 2021. Entenda na TVT News.
A queda foi resultado de moção de censura apresentada pelos parlamentares. Ela foi aprovada com 75 votos a favor, 24 contra e três abstenções, retirando-lhe não apenas a presidência do Congresso, que garantia a ele o cargo de chefe do Estado, mas também o acesso à Presidência da República.
O processo que culminou na saída de Jerí veio após acusações de má conduta funcional e falta de idoneidade para exercer o cargo, após a revelação de encontros secretos com o empresário chinês Zhihua Yang, dono de estabelecimentos em Lima, além de outras ligações questionadas com figuras empresariais. O episódio, apelidado de Chifagate, motivou uma investigação preliminar por possível tráfico de influência.
Como Jerí chegou à Presidência
Jerí, de 39 anos, havia assumido em outubro de 2025 depois que sua antecessora, Dina Boluarte, foi destituída pelo Congresso por “incapacidade moral permanente”. Boluarte, por sua vez, estava no cargo desde dezembro de 2022 após a queda de Pedro Castillo, cujo governo terminou em meio a uma tentativa de autogolpe e posterior impeachment, ou golpe de acordo com setores ligados ao ex-presidente.
Com a sentença de Jerí, o mandato presidencial fica vago até que o Parlamento eleja um novo presidente do Congresso, que automaticamente assumirá a Presidência da República como chefe interino do país. A eleição no Legislativo está marcada para hoje (18). Enquanto isso, o Peru segue com eleições gerais já convocadas para 12 de abril, cujo vencedor deve tomar posse em 28 de julho.
Quedas presidenciais no Peru desde o último presidente eleito
Pedro Castillo (2021–2022) – Eleito e destituído
O último presidente eleito no Peru foi Pedro Castillo, eleito em 2021. Seu governo foi marcado por confrontos com o Congresso, crises internas de gabinete e tentativas de polarizar a política peruana. Em 7 de dezembro de 2022, enquanto congressistas se preparavam para votar a terceira moção de impeachment por “incapacidade moral permanente”, Castillo anunciou a dissolução do Congresso e a instituição de um governo de emergência — um movimento amplamente interpretado como tentativa de golpe de Estado (autogolpe).
A manobra não teve apoio das Forças Armadas nem de setores do próprio governo e foi classificada como inconstitucional. O Congresso procedeu com a votação e removeu Castillo da Presidência, com 101 votos a favor da vacância e apenas 6 contra. Foi preso logo em seguida.
Dina Boluarte (2022–2025) – Sucessão e queda
Com a saída de Castillo, sua vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu a Presidência em dezembro de 2022 — tornando-se a primeira mulher presidente do Peru. Seu governo enfrentou protestos violentos pelo país, críticas internacionais pela repressão e uma série de escândalos, incluindo investigações por suposta responsabilidade em mortes de civis e corrupção.
Em 10 de outubro de 2025, Boluarte foi destituída pelo Congresso por meio de um processo de impeachment que obteve votação unânime de 122 parlamentares, sob a cláusula constitucional de “permanente incapacidade moral”.
José Jerí (2025–2026) – Interino deposto
Após a saída de Boluarte, José Jerí, então presidente do Congresso, assumiu como presidente interino, conforme a linha de sucessão constitucional. No entanto, seu curto governo ficou marcado por controvérsias sobre encontros não divulgados com empresários e suspeitas de tráfico de influência.
No dia 17 de fevereiro de 2026, o Congresso aprovou uma moção de censura que o destituiu da Presidência em menos de quatro meses. Ele é, segundo registros do próprio parlamento peruano, mais um nome em uma sequência de líderes derrubados, investigados ou forçados a deixar antes de concluir seus mandatos.
Últimos 20 anos
Nos últimos 20 anos (2006–2026), o Peru teve 10 presidentes diferentes. Segue a lista cronológica:
- Alan García (2006–2011)
- Ollanta Humala (2011–2016)
- Pedro Pablo Kuczynski (2016–2018)
- Martín Vizcarra (2018–2020)
- Manuel Merino (novembro de 2020 — 5 dias)
- Francisco Sagasti (2020–2021)
- Pedro Castillo (2021–2022)
- Dina Boluarte (2022–2025)
- José Jerí (2025–2026)
- (A definir)
