O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3) um conjunto de novidades no funcionamento do Pix, dentre elas a tão esperada função de parcelamento que pode substituir cartões de crédito. Saiba mais na TVT News.
Novas funções do Pix
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, anunciou as datas em que as ferramentas devem ser lançadas:
- Pix parcelado: setembro;
- Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro;
- Pix como garantia de empréstimos: 2026.
Pix parcelado
O pagamento parcelado terá funcionamento similar ao das compras feitas com cartão de crédito. O pagador parcela a transação – com acréscimo, como ocorre nos juros de cartões – e o recebedor tem acesso imediato ao valor completo.
Segundo o Banco Central, o pagamento parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação, incluindo transferências.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução
Em caso de golpes e transações fraudulentas, os bancos disponibilizarão o serviço de autoatendimento em seus aplicativos para que operações sejam contestadas. A função não vale para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador.
Pix como garantia de empréstimos
A função que deve entrar em funcionamento em 2026 não trará alterações para às pessoas físicas: a garantia de empréstimos é destinada a empresas. As pessoas jurídicas poderão utilizar valores a receber como garantia de operações em crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas.
*Com informações de Wellton Máximo, repórter da Agência Brasil