PMs queimam cruz ao estilo KKK com apologia nazista

A Polícia Militar afirmou que vai investigar o caso
pms-queimam-cruz-ao-estilo-kkk-com-apologia-nazista-trecho-do-video-mostra-cruz-sendo-queimada-foto-@baepriopreto-reproducao-tvt-news
Trecho do vídeo que deputada do PT questiona mostra cruz sendo queimada, como era feito pela KKK. Foto: @baepriopreto/Reprodução

As forças especiais da Polícia Militar (PM) de São Paulo (SP) publicaram um vídeo nesta terça-feira (15) em que apareciam os agentes do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) queimando uma cruz e fazendo uma saudação lida como nazista. A publicação foi apagada após a repercussão. Saiba mais na TVT News.

Confira o vídeo publicado pelo 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep):

Em meio à escuridão da noite, a cerimônia acontece no que parece um campo. As cenas são iluminadas com a luz do fogo e dos faróis das viaturas ao fundo. Uma passarela ao centro liga uma cruz sendo consumida pelo fogo e os quatro carros da PM.

A cruz em fogo era usada em cerimônias para causar inspiração e comoção entre os membros da Ku Klux Klan (KKK) — grupo reacionário e extremista que defende a supremacia branca e o nacionalismo branco.

“Ela [a cruz] enviará uma emoção de inspiração a todos os membros de clãs nas colinas”, escreveu Thomas Dixon Jr., em The Clansman: A Historical Romance of the Ku Klux Klan (1905).

A TVT News compara as duas situações. Na esquerda está a imagem da PM de SP, a direita está uma foto da KKK. Os integrantes se reúnem diante do objeto enquanto queima.

pms-queimam-cruz-ao-estilo-kkk-com-apologia-nazista
Comparação entre a PM de SP com a KKK. Imagem: TVT News

Na sequência aparece dois agentes com os braços levantados na altura do ombro, formando um ângulo de 90º. Esse é um dos poucos momentos “normais” do vídeo. Esse movimento pode ser o de juramento à bandeira ou o de cobrir. A julgar pela situação é mais provável que seja um juramento.

Na sequência do vídeo completo aparece um homem levantando o braço acima da altura do ombro. Existem duas possibilidades para esse movimento: o agente errou um dos movimentos mais básicos do militarismo ou ele fez uma saudação a Hitler, em clara apologia nazista.

Na imagem montada pela TVT News é possível ver com clareza que o braço do agente está acima do ombro. Na direita há uma imagem da população alemã reunida realizando a saudação nazista, de praxe, os braços estão acima do ombro em um ângulo similar a 145º.

Ao servir para uma instituição militar, seja exército, aeronáutica, PM ou até em escolas cívicos-militares, a ordem é: faça o movimento em 90º, qualquer coisa alteração é criticada e mal vista, por ser considerada desleixada.

Apesar de ser possível imaginar que foi um erro desleixado do agente da PM, o contexto leva para o lado mais negativo.

Uma referência a KKK junto a um símbolo nazista no mesmo vídeo não parece ser uma simples coincidência num mundo cada vez mais extremo politicamente.

A instância responsável pela defesa da população se associa ao movimento político responsável pelo Holocausto, responsável pelas mortes sistemáticas de judeus, negros, LGBTQIAPN+ e outras minorias. Nos Estados Unidos, Elon Musk fez o mesmo.

Movimento de PM em comparação a saudação nazista:
pms-queimam-cruz-ao-estilo-kkk-com-apologia-nazista-movimento-de-policial-em-comparacao-a-saudacao-a-hitler-durante-a-alemanha-nazista-fotos-wiki-commons-reproducao-tvt-news
Movimento de policial em comparação a saudação a Hitler durante a Alemanha nazista. Fotos: Wiki Commons/Reprodução

Em destaque no jornal TVT News Primeira Edição nesta quarta-feira (15). Assista ao vivo até às 13h.

Assuntos Relacionados