Reitor e vice-reitora da USP tomam posse neste 23 de janeiro. Os professores Aluísio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci são, respectivamente, o novo reitor e nova vice-reitora da USP. Leia em TVT News
Quem são os reitores da USP
Os professores Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci tomam posse como novo reitor e nova vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP) para o período de 2026 a 2030. A sessão solene do Conselho Universitário que empossará os novos dirigentes é realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Quem é o reitor da USP
Aluisio Augusto Cotrim Segurado, 68 anos, formou-se na Faculdade de Medicina (FM) da USP em 1980, onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1994) e Livre-Docente (2001) em Doenças Infecciosas e Parasitárias. É professor titular da FM desde 2012, com trajetória científica fortemente marcada pela pesquisa em doenças infecciosas e determinantes sociais da saúde. Teve atuação expressiva no enfrentamento da epidemia de HIV no Brasil, conciliando assistência, pesquisa e formação de profissionais.
Na gestão universitária, Segurado exerceu as funções de chefia de departamento, presidência da Comissão de Pós-Graduação e presidência da Comissão de Relações Internacionais da FM. Já na administração central, foi vice-reitor executivo de Relações Internacionais (2013-2014), coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (2018-2022) e é o atual pró-reitor de Graduação. Foi, também, diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) durante a pandemia da covid-19, conduzindo respostas institucionais em um dos períodos mais complexos da saúde pública recente.
Quem é a vice-reitora da USP
Liedi Légi Bariani Bernucci, 67 anos, é engenheira formada (1981) pela Escola Politécnica (Poli), onde concluiu mestrado (1985) e doutorado (1995) após estágio na ETH Zurich, instituição de referência internacional nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia. Desde 1986 integra o corpo docente da Poli, tornando-se professora titular em 2006, com trajetória acadêmica dedicada às áreas de pavimentação, solos tropicais, infraestrutura de transportes e inovação tecnológica. Coordenou o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e contribuiu para a criação de um dos mais completos laboratórios de pesquisas ferroviárias do País, formando dezenas de mestres, doutores e pós-doutores.
Sua experiência em cargos de gestão inclui a chefia do Departamento de Engenharia de Transportes (2007-2014), a Vice-Diretoria (2014-2018) e a Diretoria da Poli, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de diretora na escola, em 2018. Foi, ainda, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo (2022-2024) e integra conselhos científicos nacionais e internacionais, além da Academia Nacional de Engenharia e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).
Os novos reitor e vice-reitora da USP terão mandato de quatro anos.
Quem foi o primeiro reitor da USP
Esta será a 30ª gestão na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado.
USP divulga lista dos aprovados Fuvest
A lista de aprovados na Fuvest já está disponível. Confira abaixo as listas dos aprovados na 1ª chamada.
- Fuvest 2026 resultado: lista de aprovados na USP na 1ª chamada
- Enem-USP 2026 resultado: lista de aprovados no Enem-USP
A lista de aprovados em 1ª Chamada do Vestibular 2026 da FUVEST também está disponível no site da fundação: https://www.fuvest.br/
As Bancas Especializadas corrigiram as provas da 2ª Fase do Vestibular avaliando a competência do candidato para a articulação de informações e conhecimentos em todas as disciplinas e, com mais profundidade, nas mais diretamente ligadas ao curso pretendido.
Vale lembrar que, pela primeira vez, os candidatos puderam escolher entre duas propostas de redação originadas a partir de uma coletânea única de textos: neste ano, uma dissertativa-argumentativa sobre o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado” e uma carta a uma personagem hipotética que tivesse acusado o candidato falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando a razão pelas quais concederia ou não o perdão.
“O principal desafio enfrentado pela FUVEST na correção das provas foi justamente a redação, porque era preciso seguir um critério equitativo relativamente às duas propostas”, explica o diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco. “Ter conseguido manter a equidade foi importante e estamos bastante tranquilos quanto a esse ponto, o que é muito positivo.”
Confira a lista dos aprovados no ENEM-USP
Também nesta sexta, 23, a FUVEST divulga a lista de candidatos aprovados na 1ª chamada do ENEM-USP 2026, que oferece 1.500 vagas regulares nos cursos de Graduação da USP.
O período de pré-matrícula virtual para os aprovados em 1ª chamada ocorrerá das 8h de 27 de janeiro às 12h de 30 de janeiro, no site da USP. A etapa de efetivação da matrícula, obrigatória para todos os ingressantes que realizarem a pré-matrícula, terá início às 8h de 23 de fevereiro com encerramento às 12h de 25 de fevereiro. Para garantir a vaga, é necessário realizar a primeira etapa de pré-matrícula virtual e a segunda etapa de efetivação de matrícula.

Quando é a matrícula na USP?
Todos os convocados deverão realizar a matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. A etapa de pré-matrícula virtual precisa ser feita entre as 8h de 27 de janeiro e as 12h de 30 de janeiro. A efetivação da matrícula virtual ocorrerá entre as 8h de 23 de fevereiro e as 12h de 25 de fevereiro.
Aqueles que não constarem nesta primeira lista devem ficar atentos à segunda chamada, que será divulgada em 3 de fevereiro, e à terceira chamada, em 10 de fevereiro. Há, também, a possibilidade de os candidatos manifestarem interesse na Lista de Espera, que receberá o nome dos interessados nos dias 19 e 20 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.
Com informações da USP

