Povo da Ilha de Marajó recebe novas escolas e creches que estavam paradas há anos

Presidente Lula inaugura creches e escolas no Pará
povo-da-ilha-de-marajo-recebe-escolas-e-creches-presidente-lula-inaugura-a-creche-professor-afonso-brito-da-cruz-na-ilha-de-marajo-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Presidente Lula inaugura a creche Professor Afonso Brito da Cruz, na Ilha de Marajó. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na Ilha de Marajó, na cidade de Breves, no Pará, o presidente Lula anunciou investimentos na infraestrutura educacional e entregou três unidades de ensino. Leia em TVT News.

Na Ilha de Marajó, Lula inaugura creche que ficou com obra paralisada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram, nesta quinta-feira (2), da inauguração da creche Afonso Brito, em Breves, na Ilha de Marajó, no Pará. A creche, cuja obra começou em 2011, foi paralisada junto com mais de 100 obras na região, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

O presidente Lula visitou a orla de Breves, onde participou da cerimônia de entregas de obras no setor de educação, financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC.

Água e energia elétrica para a população do Marajó

Lula se comprometeu, ainda, com outras demandas da região do Marajó, com o acesso à água e energia elétrica, ações em saúde e a construção de uma universidade.

No primeiro compromisso da manhã, o presidente Lula inaugurou a creche Professor Afonso Brito da Cruz, que começou a ser construída em 2011. Em seguida, em cerimônia transmitida pelas redes sociais, Lula entregou duas unidades de ensino fundamental: a escola São Sebastião Rio Limão do Japichaua, na zona rural de Breves, e a escola Francisco Chagas da Costa, em Melgaço.

Foi assinada ordem de serviço que marca a retomada de sete obras da educação em Melgaço. São mais de R$ 3 milhões em investimentos para a construção de duas escolas de duas salas, três escolas de seis salas, uma creche pré-escola e uma quadra escolar coberta com vestiário.

Atualmente, 115 empreendimentos da Ilha do Marajó estão no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Em todo o país, 2.544 obras estão aprovadas para retomada e 507 foram concluídas.

Além da retomada de obras, a Ilha do Marajó foi contemplada, em 2024, para a primeira fase do projeto FNDE Chegando Junto, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

povo-da-ilha-de-marajo-recebe-escolas-e-creches-115-empreendimentos-da-ilha-de-marajo-estao-no-pacto-nacional-pela-retomada-de-obras-da-educacao-basica-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
115 empreendimentos da Ilha de Marajó estão no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O objetivo é assegurar maior eficiência às políticas públicas com assistência técnica e monitoramento educacional.

A iniciativa busca levar – de forma integrada, intensiva e prioritária – todos os programas e ações desenvolvidas pela autarquia federal a determinadas regiões do país, selecionadas a partir de critérios e indicadores técnicos que retratam a necessidade de atuação mais específica.

O FNDE Chegando Junto promove ações para garantir alimentação escolar, valorização de profissionais da educação, transporte e livros didáticos, entre outros.

Na primeira fase, foram contemplados o Amapá e a região do Marajó, no Pará. Em 2025, na segunda etapa, os estados contemplados são Maranhão e Roraima.

Assuntos Relacionados