A partir desta sexta-feira (8), a quinta onda de frio do ano provocará a queda de temperaturas em diversas regiões do Brasil. O sistema avança pelo menos até quarta-feira (13) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com friagem também no Norte do país, entre Acre e Rondônia. Confira a previsão do tempo em TVT News.
A onda de frio fará com que dias consecutivos registrem baixas máximas e mínimas, chegando a 5ºC. A previsão é que os estados afetados sejam Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
O frio se intensifica no sábado (9) na região Sul, mas hoje as temperaturas já caem: no Rio Grande do Sul, as máximas não devem passar de 14ºC, e em Curitiba, de 17ºC. Sudeste e Centro-Oeste registram quedas acentuadas nos termômetros no domingo (10). No norte, a previsão é de chuva no Pará, Amazonas e Roraima.
Há previsão de geada em cidades do interior de São Paulo, como Botucatu e Boituva, em Mato Grosso do Sul, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e parte do Sul do país. O fênomeno deve ocorrer nas manhãs de sábado e domingo.
Previsão do tempo em São Paulo
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a onde de frio avança pelo menos até segunda-feira (11) e trará chuvas para o litoral, a capital e a região metropolitana com possibilidade de rajadas de vento, raios e granizo de forma isolada.
Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e não ultrapassar os 13°C em boa parte do estado.
Outro destaque para o período é a ocorrência de ressacas no Litoral Paulista, impulsionadas pelos ventos associados à frente fria. A Defesa Civil orienta que embarcações de pequeno porte evitem navegar e que a população mantenha distância das áreas de arrebentação durante o fim de semana.
Já no Noroeste do estado, especialmente nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, o cenário será diferente. Com tempo seco, sem previsão de chuva e umidade relativa do ar próxima aos 30%, essas localidades estarão sob maior risco para a ocorrência de incêndios em vegetação. A população deve evitar qualquer atividade que possa provocar focos de fogo, como fogueiras, soltura de balões, descarte inadequado de bitucas de cigarro ou uso de queimadas.
Veja a previsão do tempo entre 8 e 11 de agosto em São Paulo
Mínimas:
• Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira: 6°C
• Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara: 9°C
• Região Metropolitana de São Paulo: 8°C
• Baixada Santista e Litoral Norte: 11°C
• Presidente Prudente e Marília: 9°C
• Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 11°C
• Araçatuba e São José do Rio Preto: 12°C
Máximas:
• Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira: 15°C
• Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara: 21°C
• Região Metropolitana de São Paulo: 18°C
• Baixada Santista e Litoral Norte: 17°C
• Presidente Prudente e Marília: 21°C
• Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 25°C
• Araçatuba e São José do Rio Preto: 25°C.
Diante deste cenário, será ativado abrigo emergencial na estação Pedro II do Metrô, com funcionamento entre os dias 09 e 12 de agosto, das 19h às 8h. A iniciativa é uma ação conjunta da Defesa Civil com o Metrô, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS),o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, para garantir acolhimento e segurança à população em situação de rua. O espaço oferecerá colchões, cobertores, alimentação, além de acolhimento de pets.