O final de semana que está começando chega com ameaça de frio e muita chuva Brasil afora. A causa é a passagem da primeira frente fria do outono. Saiba mais em TVT News.
São Paulo
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a sexta-feira (4) começou com registro de chuva fraca a moderada em pontos isolados da faixa leste paulista e também do sul do Estado.
No sul da Capital paulista e também na Baixada Santista já houve registro chuva de forte no final da madrugada.
Ao longo do dia o sol pouco aparece na faixa leste e as instabilidades voltam a aumentar a partir da tarde devido ao avanço da frente fria.

Além disso, a chuva se espalha pelo interior do Estado novamente, atingindo todas as regionais. Atenção maior para a faixa leste, principalmente a região da Baixada Santista, Litoral Norte e ABC paulista, onde há condição para chuva forte e que pode ser persistente e volumosa inclusive, principalmente entre a tarde e a noite. Há risco para transtornos como alagamentos, enxurradas e até deslizamentos de terra nas áreas mencionadas.
O sábado deve ser o dia mais frio do ano na cidade de São Paulo, com a mínima de 15 graus. Até agora, a temperatura mais baixa de 2025 foi 16,2 graus, em 11 de janeiro.
De acordo com o Climatempo, na capital paulista, pode chover em 48 horas mais do que o esperado para abril inteiro. Até o sábado, podem ser atingidos 90 mm, enquanto a média do mês, é de 87 mm.
Rio de Janeiro
Para o Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas “excepcionais”. Até domingo, o acumulado em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na serra fluminense, pode chegar a 350 mm. Isso representa muito perigo, pois os temporais podem causar enchentes, alagamentos de ruas, deslizamentos e quedas de barreiras.
A ameaça de chuvas fortes em Petrópolis levou a prefeitura da cidade a suspender o funcionamento das escolas municipais nesta sexta-feira. A recomendação foi repassada também às escolas particulares e vale para as atividades extras previstas para o sábado.
Além disso, o município decretou ponto facultativo nos serviços públicos, com a manutenção dos atendimentos emergenciais nas áreas de saúde, assistência social, guarda municipal e órgãos que atuam nas ações relacionadas aos temporais. Em 2022, inundações e deslizamentos que causaram as mortes de 235 pessoas em Petrópolis.

Restante do país
Além de São Paulo, também pode chover bastante em Florianópolis, Curitiba, sul e leste do Mato Grosso do Sul. Há riscos de alagamentos e quedas de árvores, com ventos que podem chegar a 90 km/h.
Em Curitiba, chove desde ontem e não deve parar até domingo. Existe o risco de ressaca no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com ondas de até 3,5 metros.
O Instituto de Meteorologia (INMET) também antecipa um aviso amarelo (Perigo Potencial) para baixas temperaturas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre amanhã (4) e sábado (5).

Durante esse período, as temperaturas podem cair entre 3ºC e 5ºC em localidades como a região serrana, o Vale do Itajaí, o leste de Santa Catarina e a região metropolitana de Curitiba. Nas áreas mais altas da região, não se descarta a ocorrência de geada no início do sábado (5). Também deve chover bastante no Norte e no Nordeste do país, onde as temperaturas devem permanecer na faixa dos 30 graus.