Primeiro de maio: comemore o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Conheça a história do feriado do Dia Primeiro de Maio e como serão os shows da festa do trabalhador e da trabalhadora
primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-programe-se-para-os-shows-da-festa-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-no-dia-primeiro-de-maio-imagem-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc-tvt-news
Programe-se para os shows da festa do trabalhador e da trabalhadora, no dia primeiro de maio.​ Imagem: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O Primeiro de Maio é feriado celebrado em diversos países como o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, um momento para lembrar conquistas históricas, reivindicar direitos e refletir sobre os desafios do mundo do trabalho. São 100 anos de comemorações do feriado de Primeiro de Maio no Brasil

Na TVT News, o Primeiro de Maio é marcado pela cobertura de atos e manifestações que fortalecem a democracia e a justiça social.

Programe-se para o feriado de Primeiro de Maio

Em 2025, o feriado de Primeiro de Maio terá uma grande festa no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, histórico espaço de manifestações da classe trabalhadora.

Com shows de artistas como Belo e MC Hariel, as trabalhadoras e os trabalhadores vão aproveitar o feriado para também levantar as bandeiras de interesse de toda a sociedade: redução da taxa de juros, isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, isenção do IR sobre a PLR, redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1.

Veja a história do dia primeiro de maio e confira como será a programação do dia do trabalhador.

primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-cantor-belo-e-uma-das-atracoes-do-primeiro-de-maio-de-2025-imagem-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc-tvt-news
Programe-se para os shows do Primeiro de Maio

Por que 01 de maio é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

A escolha do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador e da Trabalhadora está ligada a um episódio emblemático da história do trabalho. Em 1886, trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, organizaram uma greve geral pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. As manifestações resultaram em forte repressão e episódios de violência, mas a mobilização entrou para a história como símbolo de resistência da classe trabalhadora.

A data passou a representar a luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas em vários países, tornando-se um marco internacional da organização dos trabalhadores.

Primeiro de maio é feriado?

Sim, o Primeiro de Maio é considerado feriado nacional no Brasil e em muitos outros países. No território brasileiro, além de ser um dia de descanso e de festa, a data é tradicionalmente marcada por manifestações, comícios, atos públicos e atividades culturais que reforçam a importância da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras. Em 2025, são 100 anos do feriado de primeiro de maio no Brasil.

Em muitos lugares, sindicatos e movimentos sociais organizam eventos para reforçar pautas como melhores salários, direitos trabalhistas, proteção social e igualdade no trabalho.

O que aconteceu no dia Primeiro de Maio?

Em 1º de maio de 1886, trabalhadores de Chicago iniciaram uma greve que mobilizou milhares de pessoas. Nos dias seguintes, a repressão resultou em confrontos violentos, culminando no episódio conhecido como Revolta de Haymarket. Trabalhadores foram presos e condenados à morte em julgamentos questionados pela parcialidade e falta de provas.

primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-memorial-no-local-da-revolta-de-haymarket-em-chicago-eua-foto-stephen-via-wikimedia-commons-tvt-news
Memorial no local da Revolta de Haymarket, em Chicago, EUA. Foto: Stephen via Wikimedia Commons

Em homenagem às lutas dos trabalhadores de Chicago pela jornada de oito horas e em memória aos acontecimentos de Haymarket, em 1889, o Congresso Socialista de Paris  proclamou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

A partir desse episódio, a luta por condições dignas de trabalho ganhou destaque internacional. consolidando a data como símbolo mundial da luta da classe trabalhadora.

Quando Primeiro de Maio se tornou feriado no Brasil?

O Primeiro de Maio foi reconhecido como feriado no Brasil em setembro de 1924, durante o governo de Artur Bernardes. A oficialização da data como feriado nacional veio acompanhada de mudanças no cenário trabalhista, marcando o fortalecimento das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras no país. Por isso, 2025 são 100 anos do feriado de primeiro de maio no Brasil.

Vargas transforma o Primeiro de Maio na festa do trabalhador

Alguns anos mais tarde, de acordo com registros históricos, a data do Primeiro de Maio ganhou novo significado com a máquina estatal getulista.

Em 1938, o o governo de Getúlio Vargas assinou o decreto-lei que previa a criação do salário mínimo (que seria decretado em 1940) e outro que dava isenção de impostos na compra e construção de casas.

Em 1940 a festa do Primeiro de Maio é levada para o Estádio de São Januário, o campo do clube de futebol Vasco da Gama. De acordo com a reportagem do Jornal do Brasil de 3 de maio de 1940, cerca de 40 mil pessoas foram para o estádio de São Januário em bondes e ônibus gratuitos.

primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-jogador-de-futebol-nilton-santos-recebendo-medalha-do-presidente-getulio-vargas-durante-comemoracoes-do-dia-do-trabalhador-em-1-de-maio-de-1952-foto-arquivo-nacional-tvt-news
Jogador de futebol Nilton Santos recebendo medalha do presidente Getúlio Vargas durante comemorações do Dia do Trabalhador, em 1° de maio de 1952. Foto: Arquivo Nacional

A festa do Primeiro de Maio de 1940 começou às 15 horas com a entrada de Vargas em carro aberto, dando uma volta olímpica no campo, saudando o público presente. No discurso, Getúlio Vargas decreta o salário mínimo, com a assinatura do Decreto-lei em pleno estádio.

Em 1941, São Januário foi, mais uma vez, o palco das principais comemorações do Primeiro de Maio. Neste ano, o Primeiro de Maio torna-se um show, como conhecemos hoje. Às 15 horas Getúlio entrou novamente no gramado do estádio em carro aberto. A orquestra sinfônica do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro executou a obra O Guarani, a mesma da Hora do Brasil.

primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-getulio-vargas-incorporou-o-primeiro-de-maio-como-uma-grande-comemoracao-nacional-foto-arquivo-nacional-tvt-news

No Primeiro de Maio de 1941, houve desfile de atletas operários e uma performance de bailarinos do Teatro Municipal. Depois do discurso de Vargas, as festas continuaram com a realização de um jogo entre selecionados de atletas profissionais de times da Zona Sul contra os de times da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Quais comícios de Primeiro de Maio entraram para a história?

Diversos comícios de Primeiro de Maio marcaram a história do Brasil.

1-de-maio-no-brasil-historia-de-lutas-conquistas-e-resistencia-da-classe-trabalhadora-trabalhadores-em-assembleia-no-estadio-de-vila-euclides-em-sao-bernardo-do-campo-em-marco-de-1979-foto-memorial-da-democracia-tvt-news
Trabalhadores em assembleia no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em março de 1979. Foto: Memorial da Democracia

Em 1979, metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, entraram em greve exigindo 78% de reajuste salarial. Assembleias lotaram o estádio da Vila Euclides e a mais importante delas foi a de Primeiro de maio daquele ano com 150 mil trabalhadores liderados por Luiz Inácio Lula da Silva. A greve terminou com reajuste de 63% e o sindicato retomou sua gestão. Nascia o embrião do novo sindicalismo brasileiro.

A CUT e as celebrações de Primeiro de Maio

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi fundada em 1983, e desde então, reforça a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras no 1º de Maio, junto com outras centrais. que vieram posteriormente. e com movimentos sociais.

Em mais de 40 anos, a CUT promove atos do dia do trabalhador, no Primeiro de Maio, com espetáculos artísticos, atos políticos e falas de lideranças sindicais que proporcionam ao trabalhador conteúdo para reflexões sobre direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

LULA SINDICATO (Foto de Jesus Carlos, para o jornal Em Tempo)

Lula despontou como a grande liderança dos trabalhadores após os movimentos operários no ABC

Como será o Primeiro de Maio de 2025

Após nove anos, os sindicatos do ABC retornam com o tradicional evento do Primeiro de Maio, comemorando o Dia do Trabalhador com uma grande programação no Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Veja a programação dos shows de 1º de Maio.

Primeiro de Maio terá show do cantor Belo: veja os demais convidados

primeiro-de-maio-comemore-o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-cantor-belo-e-uma-das-atracoes-do-primeiro-de-maio-de-2025-imagem-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc-tvt-news
Cantor Belo é uma das atrações do Primeiro de Maio de 2025.​ Imagem: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Este ano, o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será o palco principal da celebração, que promete agitar a região com um evento especial. Com o slogan “1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas”, o evento contará com uma programação repleta de música.

Das 10h às 18h, os trabalhadores e a população do Grande ABC poderão aproveitar apresentações de artistas renomados, como Belo, MC Hariel, Pixote, Tiee, entre outras atrações. Autoridades e lideranças políticas também foram convidadas para a celebração.

O evento contará com entrada solidária de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade de São Bernardo do Campo e a entidades da região do ABC. Este evento é uma homenagem aos trabalhadores da região, destacando um século de mobilização, conquistas e desafios enfrentados pela classe trabalhadora. No Brasil, a celebração do Dia do Trabalhador no dia 1º de maio foi instituída em 1925.

1-de-maio-sindicatos-do-abc-realizam-grande-show-em-sao-bernardo-do-campo-1-de-maio-tera-show-do-cantor-belo-e-de-outros-artistas-como-tiee-e-mc-hariel-imagem-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc-tvt-news
Primeiro de maio terá show do cantor Belo e de outros artistas como Tiee e MC Hariel. Imagem Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, destaca que esta será uma oportunidade de celebração e reflexão sobre a importância das lutas trabalhistas ao longo da história.

  • Confira as atrações do Primeiro de Maio:

“É simbólico retomar o 1º de maio no ABC neste ano que celebramos o centenário desta data tão simbólica para os trabalhadores no Brasil. Vamos unir os sindicatos da região do ABC para marcar a data junto à comunidade da região, com nossas pautas de luta e shows que celebram a cultura e diversidade da classe trabalhadora. ”

Quais são as pautas dos trabalhadores nos atos do Primeiro de Maio de 2025

O Primeiro de Maio deste ano também tem como pautas as reivindicações comuns da classe trabalhadora:

  • Redução da taxa de juros.
  • Isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil;
  • Isenção do IR sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
  • Redução da jornada de trabalho sem redução salarial
  • Fim da escala 6×1;

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados