Papa Francisco autorizou a canonização da primeira santa da Venezuela, Maria do Monte Carmelo. A informação foi divulgada na segunda-feira (31). Saiba mais na TVT News.
Além da primeira santa venezuelana, o Papa Francisco canonizou Inácio Choukrallah Maloyan, arcebispo de Mardin dos Armênios, que morreu em 1915 durante o genocídio armênio, e Pedro To Rot, mártir que viveu na Papua Nova Guiné no século passado.
Quem é a primeira santa da Venezuela?
Nascida Carmen Elena Rendíles Martínez, Maria do Monte Carmelo é natural de Caracas, Venezuela. Ela nasceu em 11 de agosto de 1903 e desde pequena ajudou sua mãe a administrar a família, após a morte de seu pai, e se dedicou ao apostolado na paróquia.

Sentiu vocação religiosa e se aproximou de vários institutos até escolher, em 1927, a Congregação das Servas de Jesus do Santíssimo Sacramento. Em 8 de setembro de 1932, ela fez seus votos perpétuos e foi nomeada mestra de noviças.
Em 1946, tornou-se superiora provincial da Congregação, que mais tarde se tornou um instituto secular, mas muitas religiosas latino-americanas decidiram criar uma nova família religiosa: a Congregação das Servas de Jesus.
Após um acidente de carro em 1974, Carmen passou os últimos anos de sua vida numa cadeira de rodas e morreu em 9 de maio de 1977. Beatificada em 16 de junho de 2018, para a canonização, a cura milagrosa, atribuída à sua intercessão, de uma jovem que em 2015 foi diagnosticada com hidrocefalia triventricular idiopática, que exigiu a colocação de uma válvula de bypass, foi apresentada para exame ao Dicastério das Causas dos Santos.
Após passar por diversas cirurgias e internações, o estado de saúde da jovem piorou. Mas um dia uma tia, participando de uma celebração eucarística em frente ao túmulo de Madre Carmen, rezou por sua cura.
Outros fiéis também pediram a intercessão da religiosa e a própria jovem doente participou de uma missa no local do sepultamento, na capela do Colégio Belén, em Caracas.
Após tocar num quadro da religiosa, a doente melhorou rapidamente, tanto que no dia 18 de setembro começou a andar e a se comunicar, expressando o desejo de ir agradecer à Madre Carmen. A recuperação da jovem foi completa, estável e duradoura e o evento foi considerado cientificamente inexplicável.
Ela também foi responsável pela fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Concepcionistas do Ensino, uma escola para meninos e meninas que ensina.
Em 1892, quando foi fundada a Congregação, a missão de Maria do Monte Carmelo era “oferecer à mulher uma educação em que se harmonizassem a piedade e as letras, a virtude e a ciência”, de acordo com o site oficial da instituição. A rede está presente em 16 países, espalhados em quatro continentes.
Com informações de Vatican News.