Quando vai começar o conclave? Entenda a tradição

Antes do conclave, ocorre o período de luto oficial por nove dias, quando são realizados o funeral, o velório e missas, até 4 de maio
quando-vai-comecar-o-conclave-entenda-a-tradicao-papa-francisco-foi-eleito-apos-dois-dias-de-conclave-em-2013-foto-vatican-news-reproducao
Cardeis estão no Vaticano para o conclave, que deve começar depois de 4 de maio. Foto: Vatican News

A Igreja Católica se prepara para a escolha de um novo pontífice depois da morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21). O conclave, como é chamada a secretíssima eleição papal, acontecerá na Capela Sistina, no Vaticano, que deverá ser fechada para visitações a partir de 28 de abril. Saiba o que ocorre nos próximos dias na TVT News.

O funeral, que ocorre na manhã de sábado (26), na Praça São Pedro, é seguido pelo sepultamento, às 7h, na Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma.

Luto oficial pelo Papa Francisco

O período de luto oficial é chamado novemdiales. Nesse momento, ocorrem o funeral, o velório e missas em homangem ao papa por nove dias seguidos. Daí, a atenção mundial se volta para o conclave, quando os cardeais permanecem completamente isolados na Casa Santa Marta e juram sigilo sobre o que ocorre dentro da Capela Sistina, sob pena de serem excomungados.

De acordo com as regras do Vaticano, desde 1996, o conclave começa entre 15 e 20 dias depois da morte do papa. O início previsto, então, é entre os dias 6 e 11 de maio. Mas, uma regra implementada em 2013 permite a antecipação caso todos os 135 cardeais eleitores estejam no Vaticano – sete deles são brasileiros.

Quando o conclave deve começar?

O conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco deve começar após 4 de maio, quando termina o luto pela morte do papa.

Quanto tempo será o luto pelo Papa Francisco?

O luto do Vaticano dedicado a Francisco, o tradicional período conhecido como “novendiales”, após a morte de um papa, começa no sábado, 25, e termina no dia 4 de maio. Somente depois de 4 de maio é que pode começar o conclave.

A Missa de funeral do Papa Francisco, no primeiro dia do Novendiali, acontecerá em 26 de abril de 2025, às 10h, no átrio da Basílica de São Pedro.

lula-janja-dilma-rousseff--comitiva-brasileira-funeral-papa-francisco-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula, Janja, Dilma Rousseff e comitiva brasileira no funeral de Papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nos próximos dias, as celebrações do Novendiali em sufrágio do falecido Papa continuarão da seguinte forma:

Dia 2 do luto: Domingo, 27 de abril, às 10h30 no adro da Basílica Vaticana: funcionários e fiéis da Cidade do Vaticano.

A concelebração será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado.

Dia 3 do luto:: Segunda-feira, 28 de abril, às 17h, na Basílica do Vaticano: a Igreja de Roma.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

Dia 4 do luto:: Terça-feira, 29 de abril, 17h, na Basílica Vaticana: os Capítulos das Basílicas Pontifícias.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.

5º dia do luto:: quarta-feira, 30 de abril, às 17h, na Basílica Vaticana: Capela Papal.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Leonardo Sandri, Vice-Reitor do Colégio Cardinalício.

Dia 6 do luto:: Quinta-feira, 1º de maio, às 17h, na Basílica do Vaticano: Cúria Romana.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Dia 7 do luto:: Sexta-feira, 2 de maio, 17h, na Basílica Vaticana: as Igrejas Orientais.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Claudio Gugerotti, ex-prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.

Dia 8 do luto:: Sábado, 3 de maio, 17h, na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Ángel Fernández Artime, ex-pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Dia 9 do luto:: Domingo, 4 de maio, às 17h, na Basílica Vaticana: Capela Papal.

A concelebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.


As concelebrações nas Capelas Papais em 30 de abril e 4 de maio são reservadas apenas aos cardeais. Eles usarão a mitra branca de damasco.


De acordo com o Motu Proprio “Pontificalis Domus”, todos os integrantes da Capela Pontifícia que desejarem participar das Celebrações Litúrgicas, sem concelebrar, devem usar seu próprio hábito coral.

Raio-x do conclave

A eleição começa com uma missa na Basílica de São Pedro conhecida como Missa Pro Eligendo Pontifice, onde todos os cardeais devem estar presentes. No mesmo dia, já começam as votações, sendo que são quatro por dia.

Cada cardeal preenche uma cédula com o nome do candidato e depois os votos são contados e queimados.A decisão é anunciada com a fumaça branca e o toque dos sinos da Basílica de São Pedro. Quando a decisão ainda não foi tomada, a fumaça é preta. Para um novo papa ser eleito, ele precisar ter dois terços dos votos.

Depois do terceiro dia, é feita uma pausa de 24 horas para orações. Se os cardeais não conseguirem tomar uma decisão depois de 34 votações, há um “segundo turno” entre os dois candidatos mais votados da última rodada.

quando-vai-comecar-o-conclave-entenda-a-tradicao-como-funciona-o-conclave-para-escolher-um-novo-papa-arte-tvt-news
Como funciona o conclave para escolher um novo papa. Arte: TVT News

O tempo que os cardeais levam para a escolha varia, mas os conclaves mais recentes foram resolvidos em poucos dias. Em 2013, Papa Francisco foi eleito depois de cinco votações, em dois dias de conclave. No outro extremo, a eleição de Gregório X, no século 13, levou 34 meses.

Leia mais sobre o papa na TVT News

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados