Cerca de 2 milhões de pessoas estão sem energia em São Paulo e Sabesp informa que abastecimento de água também está prejudicado na capital e na região metropolitana. Leia em TVT News.
Queda de energia elétrica afeta o abastecimento de água na capital e na Grande São Paulo
A Sabesp informa que o abastecimento em parte da capital e em algumas cidades da Região Metropolitana de São Paulo foi afetado nesta quarta-feira (10) em razão da queda no fornecimento de energia durante as chuvas e vendavais das últimas horas. A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências.
Onde o abastecimento de água está afetado?
Na cidade de São Paulo, foram afetadas as seguintes regiões: Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana. Os bairros próximos a essas regiões podem ter sido afetados, pois os reservatórios localizados nesses locais atendem a áreas vizinhas.
Na Grande São Paulo, foram impactadas totalmente as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel e Taboão da Serra; além de Cotia (região do Atalaia), Osasco (regiões do Mutinga e Vila Iracema); e São Bernardo do Campo (região do Baeta Neves).
Em alguns desses locais, a energia foi restabelecida, mas a recuperação do abastecimento está ocorrendo de forma gradual. Assim que o bombeamento é retomado, a água volta a fluir pelas tubulações, reabastecendo as caixas-d’água de cada casa e edifício no caminho, por isso a recuperação é gradativa.

A Sabesp orienta que os moradores façam consumo consciente da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa recuperação dos sistemas.
De acordo com a empresa, os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reserva para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, podem nem sentir os efeitos. A Companhia está em contato com a concessionária de energia, acompanhando os trabalhos de restabelecimento da eletricidade.
Quem precisar de atendimento pode ligar gratuitamente para 0800-055-0195 ou envia uma mensagem de texto para o WhatsApp oficial no número (11) 3388-8000 ou acione a Agência Virtual da Sabesp pelo site www.sabesp.com.br.
A Defesa Civil de São Paulo divulgou nas redes sociais ocorrências de queda de árvores nos municípios de Vera Cruz, Guareí, Ribeirão Bonito, Caieiras Ferraz de Vasconcelos, Araçatuba, Matão, Redenção da Serra, Vargem Grande Paulista, Fernandópolis, Osasco, Guaratinguetá, Botucatu, Santa Cruz do Rio Pardo, Elisiário, Ibaté, Biritiba, Guapiara, Oscar Bressane e Barra Bonita.
