Você quer saber quem é quem no G20? A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é fundamental para o futuro da governança global e reunirá as 20 maiores economias do mundo. Saiba quem virá para o G20 no Rio de Janeiro com a TVT News.
Saiba quem é quem no G20
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países integrantes. O termo “Cúpula” vem da definição em inglês (“Summit”) e refere-se ao ponto mais alto de uma montanha. Portanto, a Cúpula é o momento final das mais de cem reuniões do G20, ao longo de todo um ano.
Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20 até o dia 30 de novembro de 2024. Por isso, a reunião de cúpula do G20 será no Brasil e o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a reunião dos chefes de estado.
Quem é quem no 20: quem faz parte do G20?
O G20 é composto por 19 países e dois órgãos regionais.
Os países que fazem parte do G20 são:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
Os órgãos regionais que fazem parte do G20 são: a União Africana e a União Europeia.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Quem é quem no G20: quem virá para o G20 no Rio de Janeiro
Estão confirmadas as presenças do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e do presidente da China, Xi Jinping. Biden, inclusive, terá encontro com indígenas em Manaus.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não virá e deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o anfitrião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Além dele, do presidente Biden e do presidente Xi Jinping também confirmaram presença:
- Cyril Ramaphosa (África do Sul)
- Claudia Sheinbaum (México), recém-eleita a primeira presidenta do México
- Prabowo Subianto (Indonésia)
De acordo com informações da diplomacia brasileira, com exceção de Putin, os demais líderes do G20 estarão presentes na cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Ainda não confirmaram presença oficialmente, mas são lideranças que devem estar na reunião do G20:
- Arábia Saudita
- Javier Milei (presidente da Argentina)
- Anthony Albanese (primeiro-ministro da Austrália)
- Justin Trudeau (presidente do Canadá)
- Yoon Suk-yeol (presidente da Coreia do Sul)
- Emmanuel Macron (presidente da França)
- Recep Erdoğan (presidente da Turquia)
- Olaf Scholz (primeiro-ministro da Alemanha)
- Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália)
- Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia)
- Shigeru Ishiba (primeiro-ministro do Japão)
- Keir Starmer (primeiro-ministro do Reino Unido)
Quem é quem no G20: quais as pautas do Brasil no G20
Tão importante quanto saber quem é quem no G20, é entender quais as pautas o Brasil vai defender na cúpula. A presidência do Brasil no G20 representa um momento histórico e emblemático na retomada do protagonismo do país no cenário internacional. Durante este período, serão discutidos assuntos prioritários do atual governo brasileiro, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.
Quem é quem no G20: qual a programação do G20 no Rio de Janeiro
A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura da Cúpula, no dia 18, será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
À tarde, o foco da discussão – que será restrita aos chefes de Estado – é a reforma da governança global, um tema central na presidência brasileira do G20. A proposta é discutir como modernizar as principais instituições internacionais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, para que reflitam as realidades contemporâneas e promovam uma governança mais justa e eficiente.
O debate sobre as transições energéticas está marcado para a manhã do dia 19 de novembro. O Brasil, que tem se posicionado como líder em questões ambientais na agenda global, defende uma abordagem que considere as realidades locais e o acesso a fontes de energia limpa.
Programação prevista para a Cúpula do G20
:: Dia 18 de Novembro (Segunda-feira)
08h30 às 10h00: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama
10h00 às 13h00: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
13h00 às 14h30: Almoço de Trabalho
14h30 às 18h00: Sessão 2 – Reforma da Governança Global
18h00 às 20h00: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes
:: Dia 19 de Novembro (Terça-feira)
10h30 às 13h00: Sessão 3: Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas
13h00 às 15h00: Sessão de Encerramento e Cerimônia de Transmissão da Presidência do G20 do Brasil para a África do Sul
15h00 às 16h30: Almoço Oficial
Tarde (após o almoço): Reuniões bilaterais entre os líderes
Saiba quem é quem no G20 no Rio de Janeiro
O que é o G20 e qual seu objetivo? |
G20 significa “Grupo dos Vinte”. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional (acordo estabelecido pelos líderes na Cúpula de Pittsburgh, em setembro de 2009). |
Quem faz parte do G20? |
O G20 é composto por 19 países, a União Europeia, a União Africana, além de países convidados em cada edição. |
Por que a Cúpula de Líderes do G20 foi criada? |
A Cúpula de Líderes do G20 foi criada em resposta à crise financeira global que se seguiu ao colapso do banco Lehman Brothers. A existente Reunião dos Ministros das Finanças e dos Diretores dos Bancos Centrais do G20 foi elevada ao nível de Chefes de Estado, e a primeira Cúpula do G20 foi realizada em Washington, D.C., em novembro de 2008. Depois disso, as reuniões de Cúpula foram realizadas semestralmente até 2010 e anualmente a partir de 2011. |
Por que o G20 é realizado no Rio de Janeiro em 2024? |
O Brasil preside o G20 em 2024 e escolheu o Rio pela relevância e infraestrutura para eventos de grande porte. |
Quando será a reunião da cúpula no Brasil? |
A Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. |
Com informações do G20 Brasil