Quenianos dominam a São Silvestre com bom desempenho de brasileiros

quenianos-dominam-sao-silvestre-foto-agencia-brasil-tvt-news
O também queniano Wilsom Too garantiu o favoritismo e levou a corrida no masculino. Foto: Agência Brasil

Na manhã de hoje (31), a queniana Agnes Keino dominou a prova feminina da 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, garantindo a vitória. Desde os primeiros minutos, Keino assumiu a liderança e manteve um ritmo implacável, cruzando a linha de chegada em 51 minutos e 26 segundos. Minutos depois, o também queniano Wilsom Too garantiu o favoritismo e levou a corrida no masculino.

Essa foi a primeira vez que a atleta conquistou a tradicional corrida de rua, um feito que chega como um presente de aniversário adiantado. Keino completa mais um ano de vida na quarta-feira (1º de janeiro), e sua vitória na São Silvestre reforça o legado queniano na competição.

O pódio feminino teve mais uma queniana, Cynthia Chemweno, que ficou com o segundo lugar. A brasileira Núbia de Oliveira, de apenas 23 anos, conquistou o terceiro lugar após uma emocionante disputa nos metros finais com a tanzaniana Anastazia Dolomongo. Núbia, que representou o Brasil com garra, mostrou sua força ao garantir a única presença brasileira no pódio da prova feminina.

Quenianos na São Silvestre

Esta foi a oitava vitória consecutiva de uma atleta do Quênia na São Silvestre. A última campeã que não representava o país africano foi a etíope Yimer Wude Ayalew, em 2015. Vale lembrar que a prova não foi realizada em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Agnes Keino dominou a prova desde os primeiros minutos. A atleta se desgarrou do pelotão principal junto da compatriota Cynthia Chemweno, enquanto as brasileiras Núbia de Oliveira e Pedrina Silva tentaram acompanhar o ritmo inicial. Contudo, a dupla queniana rapidamente ganhou vantagem.

Keino assumiu a ponta de maneira isolada na parte intermediária da prova e permaneceu soberana até o fim. Aos 10 dos 15 quilômetros, ela já corria sozinha, consolidando sua liderança.

A prova feminina teve início às 7h40 (horário de Brasília), com as atletas da elite largando separadamente do grande público. O percurso de 15 quilômetros, que corta as principais ruas e avenidas de São Paulo, mais uma vez colocou em evidência a tradição e o alto nível competitivo do evento.

Assuntos Relacionados