Nos dias 27 e 28 de setembro, o Recife Antigo recebe o Transforma Pride 2025, festival que mescla cultura, empreendedorismo e ativismo LGBTQIA+. O evento ocupará o vão livre do Museu Cais do Sertão com programação gratuita e com muita música. Saiba mais na TVT News.
Reconhecido como o maior festival LGBTQIA+ do Nordeste, o evento mira um novo patamar nesta edição: consolidar-se como o maior do Brasil. Para isso, aposta em uma curadoria interseccional que privilegia artistas pretos e LGBTs, representando 70% do line-up musical.
Entre as atrações já confirmadas estão a cantora e drag queen Aretuza Lovi, que se apresenta no dia 27 com apoio do Instituto Cervantes do Recife; Diva Menner, semifinalista do The Voice Brasil; Wallyson Amorim, vocalista da Banda WL, pioneira do forró LGBT no Ceará; além de Leyde do Banjo com seu grupo de samba. A programação também contará com a baiana DJ Lunna Montty e trio de DJs da África do Sul (Don Delicious, Neo Zulu e Linda Mbambo) que trarão batidas afro-eletrônicas e a potência da cultura queer negra para as pistas.
Outro destaque do festival é a feira de empreendedorismo criativo, que em 2025 deve reunir mais de 200 expositores de áreas como moda, gastronomia, design e artesanato. O espaço busca ampliar conexões de negócios e evidenciar o impacto econômico da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
Segundo o idealizador do festival, Henrique Guerra de Oliveira, o Transforma Pride surgiu com a proposta de “dar voz, espaço e oportunidade a quem muitas vezes é invisibilizado”. O produtor ressalta que a iniciativa reforça o protagonismo cultural da comunidade LGBTQIA+ e comprova sua contribuição essencial para a economia criativa do Brasil.
Organizado pela Aquarius Productions, o evento quer atrair visitantes de diferentes regiões do Brasil, além de impulsionar a economia com a feira que reunirá mais de 200 expositores. O evento busca projetar Recife como polo criativo, turístico e de visibilidade para a comunidade LGBTQIA+.