Redução do home office prejudica mulheres que tem mais funções domésticas

Cerca de 83% das mulheres consideram que trabalho presencial reduz o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
home-office-facilita-a-conciliacao-do-trabalho-profissional-com-as-funcoes-domesticas-para-mulheres-foto-marcelo-camargo-agencia-brasil-tvt-news
Home office facilita a conciliação do trabalho profissional com as funções domésticas para mulheres. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O retorno compulsório ao modelo 100% presencial causa mais implicações para mulheres que tem dupla jornada ao conciliar o profissional com o trabalho doméstico, mostra o estudo Trabalho Remoto em Transição: Expectativas sobre os Arranjos de Trabalho e seus Potenciais Impactos na Retenção de Talentos, conduzido pelo Insper em parceria com a Robert Half. Leia em TVT News.

Mulheres acumulam mais funções domésticas e profissionais

Realizado entre março e abril de 2025, com 1.432 profissionais de diferentes setores, o levantamento indica que a redução da flexibilidade no trabalho pode estimular uma onda de desligamentos voluntários, ampliando a rotatividade e aumentando o desafio das empresas na retenção de talentos.

A pesquisa demonstra que antes da pandemia de covid-19, o modelo home office era pouco utilizado no mundo corporativo. Entretanto, o distanciamento preventivo forçou uma adaptação que agora é o sonho da maioria dos brasileiros: trabalhar de qualquer lugar, com autonomia e flexibilidade para realizar funções da vida pessoal.

O problema se agrava mais para as mulheres. De acordo com a pesquisa, mulheres estão mais propensas a se desligarem de empresas que retirem o trabalho online para forçar o modelo 100% presencial.

Para o grupo, o home office apresenta a vantagem de economia de tempo, ao não existir deslocamento e permite conciliar tarefas domésticas durante ócio das funções profissionais. Cerca de 83% das mulheres consideram que trabalho presencial reduz o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

“Em um contexto no qual funções domésticas e de cuidado seguem recaindo majoritariamente sobre as mulheres, a flexibilidade tem sido fundamental para que elas consigam equilibrar as múltiplas demandas da vida pessoal e do trabalho. Ao desestruturar esse arranjo, porém, as organizações dificultam suas possibilidades de ascensão, reforçando padrões de baixa representatividade nas posições mais altas do pipeline de liderança”, diz Tatiana Iwai, professora e coordenadora do Centro de Estudos em Negócios do Insper.

As mulheres também demonstraram perceber impactos de melhora na saúde mental e mais tempo para o autocuidado, com o modelo online. Worklife balance e redução do estresse também entram na balança:

Mulheres perdem mais com o trabalho 100% presencial. Imagem: Insper/Robert Half/Reprodução

“O relatório também alerta para o risco de elevação nos níveis de turnover (rotatividade) para as mulheres. Em um cenário de pleno emprego entre profissionais com qualificação, os dados contribuem com uma reflexão importante sobre as consequências não intencionais de decisões que desconsideram as dinâmicas mencionadas acima”, reflete Mariana Horno, diretora de recrutamento executivo da Robert Half.

De acordo com a pesquisa, essa assimetria nas percepções entre homens e mulheres refletem a desigualdade na divisão de tarefas domésticas entre os gêneros. Ao forçar o trabalho 100% presencial para as mulheres, as empresas “dificultam as possibilidades de ascensão, reforçando padrões de baixa representatividade nas posições mais altas do pipeline de liderança. Políticas que desconsideram essas dinâmicas podem, sem intenção, aprofundar desigualdades de gênero já existentes”.

Metodologia

A coleta de dados foi realizada entre março e abril de 2025 por meio de questionários online com funcionários de diversas organizações privadas e públicas. O recrutamento de participantes foi feito por e-mail, utilizando a base de contatos da Robert Half no Brasil, e complementado com divulgação em mídias sociais. A amostra final contou com um total de 1.432 profissionais de diferentes indústrias e níveis hierárquicos.

Assuntos Relacionados