O Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu ontem (19) uma comemoração dos 50 anos de relações bilaterais entre Brasil e China. O evento, organizado pela Associação Chinesa do Brasil com apoio do Consulado-Geral da República Popular da China contou com apresentações culturais e também marcou a celebração do Festival da Imigração Chinesa. “50 anos é um tempo muito longo. Os chineses percorreram uma longa distância para se juntar ao Brasil”, disse o cônsul chinês em São Paulo, Yu Peng.
“Essa união e o grande desenvolvimento durante todo esse tempo ficou melhor agora. Afina, China e Brasil possui conceitos políticos similares. Ambos países lutam por justiça e igualdade”, destacou Peng ao jornalista Jô Miyagui, do Seu Jornal. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 e representa cerca de R$ 864 bilhões em relações bilaterais. Além disso, o superávit brasileiro foi de R$ 280 bilhões em 2023.
Assista à matéria sobre as relações bilaterais entre Brasil e China
Candidaturas negras
Já na pauta das eleições municipais de outubro, a apresentadora Girrana Rodrigues trouxe dados sobre os candidatos às prefeituras e vereanças. Essa será a segunda vez na história em que o número de candidatos negros é superior às brancas. Em 2016, 47,75% se declaravam negros; em 2020, eram 50,02%. Agora, em 2024, somam 52,73%. Os dados são do painel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).