O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira (23) um discurso considerado histórico na abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em uma fala de quase 30 minutos, Lula abordou temas como soberania nacional, democracia, justiça climática, desenvolvimento sustentável, conflitos internacionais e direitos humanos, sendo amplamente aplaudido por delegações de todo o mundo. Confira a repercussão na TVT News.
Discurso do presidente Lula
“Não há pacificação com impunidade. Há poucos dias, e pela primeira vez em 525 anos de nossa história, um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito. Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, declarou Lula, em um dos trechos mais contundentes do discurso.
O presidente criticou sanções arbitrárias e intervenções unilaterais que, segundo ele, têm se tornado regra no cenário internacional. Lula também denunciou o genocídio em Gaza, afirmando: “Nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza. Ali, sob toneladas de escombros, estão enterradas dezenas de milhares de mulheres e crianças inocentes. Ali também estão sepultados o Direito Internacional Humanitário e o mito da superioridade ética do Ocidente.”
Além de temas políticos e humanitários, Lula destacou o combate à fome e à pobreza como prioridade global. Ele celebrou o fato de que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome em 2025 e apresentou propostas multilaterais: “A única guerra de que todos podem sair vencedores é a que travamos contra a fome e a pobreza. Esse é o objetivo da Aliança Global que lançamos no G20, que já conta com o apoio de 103 países.”
No campo da governança digital e proteção de crianças e adolescentes, o presidente defendeu regulamentações para combater desinformação, misoginia e crimes online, reafirmando que “regular não é restringir a liberdade de expressão. É garantir que o que já é ilegal no mundo real seja tratado assim no ambiente virtual.”
Lula também reforçou a necessidade de diálogo em crises internacionais: “No conflito na Ucrânia, todos já sabemos que não haverá solução militar. É preciso pavimentar caminhos para uma solução realista. A Iniciativa Africana e o Grupo de Amigos da Paz, criado por China e Brasil, podem contribuir para promover o diálogo.”
Repercussões
As reações ao discurso foram imediatas nas redes sociais e entre lideranças políticas. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) chamou a fala de “simplesmente histórica”, destacando a defesa da democracia e da soberania brasileira: “O Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e àqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis.”
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) avaliou que Lula elevou o Brasil a uma posição de liderança global: “O Presidente Lula representou os anseios e necessidades de todos os povos que querem paz, a melhoria das condições de vida no planeta e o enfrentamento aos desafios comuns em todo o mundo.”
Ativistas e figuras públicas também repercutiram o discurso. A vereadora Mari Lacerda (PT-CE) destacou a lembrança de Pepe Mujica e do Papa Francisco: “Emocionante! Lula cita Mujica e Papa Francisco e diz: se eles ainda estivessem entre nós, estariam na luta contra o autoritarismo, a degradação ambiental, a desigualdade e os falsos profetas que exploram o medo e monetizam o ódio.”
O ativista Thiago dos Reis comentou, em tom entusiasmado, sobre a aproximação com Donald Trump: “URGENTE!! Trump diz que ABRAÇOU LULA e que quer encontrá-lo na semana que vem!! Agora o Eduardo Bolsonaro VAI CHORAR LÁGRIMAS DE SANGUE!!! BRASIL SOBERANO!!! LULA NA ONU!!!”
O senador Humberto Costa (PT-CE) resumiu o tom da fala: “O que vimos foi um grande estadista defender, de maneira firme, a soberania brasileira e dizer que, aqui, não aceitamos descabidas interferências externas.” Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou: “Recado claríssimo do Presidente Lula na ONU: um Brasil com S de Soberano. Lula reafirma a nossa democracia e exalta a nossa independência como INEGOCIÁVEL.”
Com forte ênfase na defesa do multilateralismo, da justiça social e ambiental, e do respeito às normas internacionais, o discurso de Lula foi descrito como um marco da presença do Brasil na cena mundial, reforçando o compromisso do país com a paz, a soberania e o desenvolvimento sustentável.
Confira na íntegra
EMOCIONANTE! Em seu discurso na ONU, Lula cita Mujica e Papa Francisco e diz: Se eles ainda estivessem entre nós, estariam na luta contra o autoritarismo, a degradação ambiental, a desigualdade e os falsos profetas que exploram o medo e monetizam o ódio.
— Mari Lacerda (@MariLacerdaPT) September 23, 2025
pic.twitter.com/d4nhMfRNvz
A mídia brasileira tinha a obrigação de transmitir na TV aberta e ao vivo o discurso histórico de Lula na ONU.
— Tiago Barbosa (@tiagobarbosa_) September 23, 2025
Seria a maior contribuição à democracia e à liberdade de expressão na luta do país por soberania e contra a extrema-direita golpista.
Obrigação.
O discurso do presidente Lula na ONU hoje foi simplesmente HISTÓRICO!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 23, 2025
Sob aplausos de delegações de todo o planeta, Lula:
– Defendeu o Brasil com real patriotismo: "o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas e aqueles que os apoiam: nossa democracia e nossa…
O discurso de Lula na abertura da Assembleia-Geral da ONU foi histórico. O que vimos foi um grande estadista defender, de maneira firme, a soberania brasileira e dizer que, aqui, não aceitamos descabidas interferências externas. pic.twitter.com/q2sNbBrmoR
— Humberto Costa (@senadorhumberto) September 23, 2025
Agora o Bolsonaro surta de vez! Trump elogiou Lula e ainda disse que tem química 🗣
— Kriska Pimentinha (@KriskaCarvalho) September 23, 2025
LULA NA ONU pic.twitter.com/iy9tVsMZV3
HISTÓRICO ✅✅
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) September 23, 2025
Cara a cara com Trump na ONU, o presidente Lula FOI PRA CIMA de Jair Bolsonaro e AFIRMOU que soberania e democracia SÃO INEGOCIÁVEIS!
LULA ESTADISTA 🇧🇷✊🌟 pic.twitter.com/NuYXkVikqu
DEMOCRACIA E SOBERANIA SÃO INEGOCIÁVEIS!
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) September 23, 2025
Recado claríssimo do Presidente Lula na ONU: Um Brasil com de S de Soberano. Lula reafirma a nossa democracia e exalta a nossa independência como INEGOCIÁVEL. Isso sim é colocar o Brasil acima de tudo! 🇧🇷 pic.twitter.com/4xzwTEEpiz
🚨 HISTÓRICO!
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) September 23, 2025
O Presidente Lula acaba de fazer o discurso mais forte e importante já visto em uma Assembleia Geral da ONU nos últimos anos.
Defendeu as soberanias e democracias – do Brasil e de todo o mundo – contra os ataques dos Estados Unidos, das big techs e de extremistas.… pic.twitter.com/7VBt12V3kd