Repositório mapeia marcos sobre mudança do clima para guiar cidades sustentáveis

Portal lançado na rota da COP30 centraliza decisões globais para facilitar implementação de políticas climáticas eficazes
Portal vai facilitar dados para que cidades e governos locais possam planejar e implementar políticas climáticas mais eficazes e resilientes. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em uma iniciativa no âmbito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o Brasil lançou um repositório que centraliza marcos e decisões internacionais voltados à ação climática urbana. Apresentado por Philip Yang, Enviado Especial da COP30 para Soluções Urbanas, o portal vai facilitar o acesso a informações estratégicas para que cidades e governos locais possam planejar e implementar políticas climáticas mais eficazes e resilientes. Saiba mais na TVT News.

A ferramenta foi anunciada no Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro, e integra os preparativos da COP30, que será sediada em Belém, no Pará, em 2025. O repositório organiza, em um único espaço, as principais decisões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) relacionadas a temas como mitigação, adaptação, financiamento e perdas e danos, áreas que, historicamente, se encontravam dispersas em diferentes trilhas de negociação.

Entre os objetivos centrais do repositório estão aumentar a transparência das negociações, melhorar a acessibilidade das informações e viabilizar a ação climática integrada. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA), reconhecida por seu histórico de engajamento no processo da UNFCCC.

Legado da COP30 em Belém

A Presidência da COP30 destacou que o portal deve se tornar uma das principais heranças do encontro climático em Belém, promovendo uma abordagem sistemática e colaborativa entre governos nacionais e subnacionais. O tema urbano, aliás, será um dos pilares da conferência: o Eixo 4 da Agenda de Ação da COP30 é “Construção de Resiliência para Cidades, Infraestrutura e Água”.

O repositório também documenta a trajetória de mais de duas décadas de engajamento das cidades na agenda climática global: desde o reconhecimento de seu papel no Acordo de Paris (2015) até decisões recentes, como o Consenso de Dubai (COP28, 2023), que reforçou a necessidade de ação multinível para acelerar o cumprimento das metas globais.

As referências incluem desde fóruns históricos, como o Diálogo de Prefeitos e Parlamentares (COP16, 2010), até as Reuniões Ministeriais sobre Clima e Cidades, que vêm ganhando destaque nas últimas conferências. Também estão reunidas decisões sobre programas de mitigação urbana, financiamento climático e mecanismos de resiliência local.

O repositório foi concebido como um “documento vivo”, que continuará sendo atualizado com novas decisões e boas práticas. Para a Presidência da COP30, o portal simboliza o compromisso de transformar o conhecimento acumulado nas negociações internacionais em ação concreta no território, um passo essencial para que o século XXI seja o século das cidades sustentáveis e resilientes.

Com COP30

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados