Resultado Enem 2025 está disponível. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 são divulgadas pelo Inep. Leia em TVT News
Resultado Enem está na Página do Participante do Inep
O Inep divulga o resultado do Enem 2025 na Página do Participante. Estudantes podem conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza).
Como acessar a Página do Participante do Enem 2025?
Ao acessar o sistema do Inep, você deve fazer login utilizando sua conta gov.br. Os candidatos que participaram do Enem, já possuem essa conta. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la em https://sso.acesso.gov.br/login e, depois de redefini-la, seguir normalmente com a inscrição.

O que posso fazer com o resultado Enem?
- Com os resultados do Enem, os estudantes podem fazer um curso de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
- As inscrições do Sisu serão do dia 19 a 23 de janeiro;
- A nota do Enem pode dar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni),
- As inscrições do Prouni vão de 26 a 29 de janeiro;
- Finaciar a mensalidade da educação superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quando sai o resultado Enem treineiros?
O boletim individual dos treineiros será publicado posteriormente, informou o Ministério da Educação.
Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro; uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Saiu a nota do Enem, e agora, quais os próximos passsos?
Confira as datas para usar sua nota do Enem
| Sisu: inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo site; |
| Prouni: inscrições de 26 a 29 de janeiro, exclusivamente pelo site; |
| Fies: período de inscrições será divulgado posteriormente. |

Sisu: notas dos três últimos Enem poderão ser usadas
O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma alteração no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A partir de 2026, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades públicas utilizando a melhor nota obtida nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

Até então, o Sisu considerava apenas o resultado mais recente do exame. Com a mudança, o sistema passará a selecionar automaticamente a edição do Enem que proporcionar a melhor média ponderada ao candidato, de acordo com os pesos definidos para o curso escolhido.
No caso do processo seletivo de 2026, serão válidas as notas das provas realizadas em 2023, 2024 e 2025.
De acordo com o MEC, a nova regra busca ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior público e reduzir a pressão sobre os estudantes em torno de uma única edição do Enem.
O sistema continuará, no entanto, com critérios restritivos: apenas quem prestou o exame a partir do terceiro ano do ensino médio poderá utilizar a nota. Resultados obtidos por “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, não serão aceitos, assim como provas em que o candidato tenha zerado a redação.
Ficou com dúvida com a nota do Enem?
A TVT News publicou os gabaritos oficiais do Enem 2025, confira nos links abaixo
Qual a nota Enem para se inscrever no Prouni
Nota 450 no Enem.
Para se inscrever no Prouni, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 e/ou em 2024; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
Condições Prouni
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Balanço Enem 2025
Mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram, com cerca de 70% de presença nos dois dias de prova. Aproximadamente 1.700 participantes foram eliminados. A aplicação mobilizou 585 mil colaboradores e alcançou 1.805 municípios, em mais de 12 mil locais e 165 mil salas.
Enem substituirá o Saeb na avaliação do ensino médio
Outra mudança estrutural é a incorporação do Enem como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo o Saeb exclusivamente nessa etapa.
A partir de 2026, os resultados do exame serão usados para medir o desempenho dos concluintes de todo o país. O motivo, segundo o MEC, é o alto engajamento dos estudantes com o Enem, o que deve garantir dados mais representativos. O Saeb seguirá sendo aplicado normalmente nas demais fases da educação básica.
O que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos.
Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
