A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida nesta segunda-feira (27) como sede da edição de 2029 do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. O anúncio foi feito durante assembleia geral da Federação Internacional da modalidade (ITTF), em Doha (Catar).
Pela primeira vez a competição ocorrer numa cidade nas Américas. A capital fluminense concorria com Berlim (Alemanha), San José (Estados Unidos) e China (cidade indefinida).
Foram três rodadas de votação e na última delas o Rio de Janeiro derrotou a China por 131 votos a 68. Antes do pleito, houve uma apresentação sobre a capital e cultura carioca, que contou ainda com depoimentos do prefeito Eduardo Paes, do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Marco La Porta, e do recém vice-campeão- da competição, Hugo Calderano.
Em 2029, a gente joga em casa 🏡🏟️
— CBTM (@CBTM_TM) May 27, 2025
Vem pro Mundial! VEM PRO RIO! 🤩🤩
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/inIbKEgHai
“Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM, dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez”, afirmou Vilmar Schindler, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), presente à assembleia em Doha.
Em publicação nas redes sociais, a CBTM celebrou a decisão:
No último domingo (25), o carioca Hugo Calderano conquistou a prata inédita no Mundial em Doha, após campanha histórica na competição, até então dominada por mesatenistas asiáticos e europeus.
Também em Doha, Alaor Azevedo, assessor especial da CBTM e vice-presidente da ITTF, comemorou a escolha inédita da cidade brasileira.
“Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de tênis de mesa virá para as Américas. E tinha que ser para a Cidade Maravilhosa, para a nossa capital olímpica. Agradecemos a confiança da ITTF e da comunidade internacional do tênis de mesa. Faremos um campeonato inesquecível”, projetou Azevedo.

Como funciona o Mundial de Tênis de Mesa?
Criada em 1926, a competição acontece atualmente em dois formatos: nos anos pares, é disputada por equipes; nos ímpares, em torneios de simples e duplas — masculinas, femininas e mistas.
O sistema é mata-mata, com 128 atletas se enfrentando em fases eliminatórias desde a estreia. Para ser campeão mundial, o mesatenista precisa vencer sete adversários. Até hoje, todos os campeões nasceram na Ásia ou Europa.
O Mundial de Tênis de Mesa é a competição mais importante da modalidade, superando até mesmo a Copa do Mundo. Fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos em prestígio e relevância.
Próximas sedes da competição:
- 2026 – Londres (Inglaterra)
- 2027 – Astana (Cazaquistão)
- 2028 – Fukuoka (Japão)
- 2029 – Rio de Janeiro (Brasil)