Rio tem 17 cidades com alerta de calor extremo

Para a capital foi acionado alerta nível 4 de calor, o segundo mais alto da escala
rj-tem-17-cidades-com-alerta-de-calor-extremo-temperaturas-podem-chegar-aos-44c-essa-semana-no-rj-foto-tania-rego-agencia-brasil
Temperaturas podem chegar aos 44ºC essa semana no Rio de Janeiro. Foto: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Alerta de calor extremo em 17 cidades do Rio de Janeiro (RJ) foi emitido neste domingo (16) válido até quinta-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde. Para a capital foi acionado alerta para nível quatro de calor, o segundo mais alto da escala municipal. Entenda o calor do RJ na TVT News.

As cidades em alerta de calor extremo são: Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.

A cidade do Rio de Janeiro e outras localidades que estão registrando altas temperaturas não constam na lista porque o governo usou um sistema chamado “Fator de Excesso de Calor” que considera apenas anomalias na temperatura em três dias seguidos nessa época do ano nos últimos 10 anos. Ou seja, a capital fluminense ainda está dentro do seu padrão para fevereiro na última década.

O comunicado foi enviado para todos os 92 municípios do RJ, para que as cidades próximas as regiões em alerta possam preparar os serviços de saúde para lidar com insolação e desidratação, além de capacitar para o atendimento de casos graves.

A capital fluminense possui um protocolo próprio de monitorar o calor, aplicado medidas separadas em cinco níveis conforme a intensidade da temperatura. A Prefeitura emitiu nível 4 de calor para o município, em que exige atenção para ocorrência de casos graves, aumentar para a capacidade máxima a operação de protocolos da rede de saúde e avaliação de suspensão de atividades externas.

O protocolo 4 é emitido quando há risco de temperaturas chegarem a 44ºC. Na previsão desta terça-feira (17) do Climatempo, a máxima é de 42ºC e mínima de 24ºC. Já no Monitora RJ, a previsão de máxima é de 37,5ºC na média para o estado, enquanto a mínima é de 32,8ºC. Confira o monitoramento para os próximos dias numa média para o estado:

Verde significa “sem excesso de calor”,
enquanto amarela sinaliza “excesso de calor leve”. Imagem: Monitora RJ

Para a população, a Secretária de Saúde do RJ aponta que idosos, crianças, grávidas, portadores de doenças preexistentes, atletas, trabalhadores em ambientes externos, pessoas em praias e parques, e pessoas em situação de rua compõem o grupo de risco.

Imagem: Secretaria de Estado de Saúde

A prefeitura da capital fluminense também preparou um informativo sobre como o calor intenso pode afetar o corpo humano, confira:

Imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro

Caso tenha sintomas como tontura, fraqueza, sede intensa mesmo após ingestão de líquidos ou dor de cabeça forte e persistente, procure uma unidade de saúde imediatamente.

Cuidados com os pets diante do calor

  • Evite passeios entre 9h e 16h para evitar queimaduras nas patas do seu amigo e sempre confira a temperatura do solo – as patas dos animais são sensíveis e eles podem se queimar com facilidade. O chão não estará próprio se você encostar a mão e não aguentar o calor por 5 segundos.
  • Prefira passeios na grama ou na terra. 
  • Troque regularmente a água do seu pet – ela precisa estar sempre fresca. Não dê água quente aos bichinhos. 
  • Vai levar o bichinho na caixinha ou gaiola? Mantenha o objeto em espaços ventilados e com sombra. 
  • Não deixe as casinhas dos animais no sol.
  • Cuidado com correntes de metal – elas podem causar queimaduras.

Confira o que Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio de Janeiro, disse sobre o verão:

Assuntos Relacionados