Assinatura eletrônica no Gov.br: saiba como fazer

Facilite sua vida e use o Gov.br para assinar documentos de qualquer lugar
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Documentos assinados eletronicamente são considerados válidos se forem autenticados. Imagem: Gov.br/Reprodução

Saiba como fazer assinatura eletrônica segura e válida no Gov.br. Veja o passo a passo na TVT News.

Gov.br permite fazer assinatura eletrônica em documentos

A plataforma oficial do governo federal disponibiliza assinatura eletrônica válida e segura para os brasileiros. Para usar a ferramenta, basta ter uma conta de nível “prata” ou “ouro” no Gov.br.

Caso não tenha conta no Gov.br acesse o link, digite o seu CPF e siga o passo a passo para validar a conta e integrar outras informações para subir para o nível prata ou ouro.

Como fazer uma assinatura eletrônica em um documento digitalmente pelo gov.br

  • Etapa 1 Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica
    Use sua conta gov.br para acessar o portal. Se preferir, baixe o app gov.br (disponível para Android e iOS).
  • Certifique-se de que sua conta gov.br está validada
    Somente contas nos níveis “prata” ou “ouro” podem realizar assinaturas digitais.

  • Etapa 2 – Faça login com CPF e senha
    Insira seu CPF e senha para entrar.
    ➤ Se tiver ativado a verificação em duas etapas, informe o código recebido.
    Após o login, você será direcionado à tela “Assinatura de documento”.

  • Etapa 3 – Adicione o arquivo a ser assinado
    Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do seu computador, celular ou tablet.
    ➤ Extensões aceitas: .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG, .PDF
    ➤ Tamanho máximo: 100MB

  • Etapa 4 – Escolha o local da assinatura
    Clique no ponto do documento onde deseja inserir sua assinatura.
    Em seguida, selecione “Assinar digitalmente”.

  • Etapa 5 – Faça a sua assinatura eletrônica
    Um código de autorização será enviado via aplicativo gov.br.
    ➤ Para recebê-lo, ative as notificações do app nas configurações do seu celular.
    Após inserir o código, uma mensagem de sucesso será exibida e você será redirecionado para o download do arquivo.

  • Etapa 6 – Baixe o documento assinado
    Clique no ícone de download (similar a este emoji: 📥) e escolha onde deseja salvar o arquivo.
    ⚠️ Atenção: Não utilize a função “Imprimir” para salvar, pois isso invalida a assinatura digital.

  • Etapa 7 – Verifique a assinatura
    A autenticação pode ser feita em:
    validar.iti.gov.br
    ➤ App VALIDAR (disponível para Android e iOS)
    ➤ Também é possível verificar a assinatura no portal de assinatura, basta adicionar o arquivo assinado e as assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”..

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Nível ouro na plataforma apresenta maiores vantagens para os brasileiros. Imagem: Gov.br/Reprodução

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