Sem resposta do patronal, Metalúrgicos de Sorocaba decidem rumos da Campanha Salarial

Convocação acontece diante da ausência de propostas concretas por parte dos sindicatos patronais
sem-resposta-do-patronal-metalurgicos-de-sorocaba-decidem-rumos-da-campanha-salarial-se-patronal-nao-apresentar-proposta-cada-empresa-recebera-a-pauta-de-negociacao-individual-foto-smetal-tvt-news
Se patronal não apresentar proposta, cada empresa receberá a pauta de negociação individual. Foto: SMetal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, sindicalizados ou não, para a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2025, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de agosto, às 18h, na sede do Sindicato.

A convocação acontece diante da ausência de propostas concretas por parte dos sindicatos patronais, mesmo após a reunião realizada em 22 de agosto com cerca de 60 representantes de empresas metalúrgicas, que juntos empregam mais de 26 mil trabalhadores e trabalhadoras, e mostrar os dados econômicos positivos da região. [saiba abaixo mais informações sobre a reunião]

Na ocasião, o SMetal deixou claro que, se não houver acordo até a data-base (1º de setembro), todas as empresas receberão a pauta de reivindicação da categoria.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, afirmou que a decisão será tomada junto à categoria:

“Nosso desejo é fechar as Convenções Coletivas dentro da data-base, até 1º de setembro, para beneficiar toda a categoria. Mas, se o patronal não apresentar proposta, cada empresa receberá a pauta de negociação individual. E é isso que vamos decidir de forma coletiva.”

O presidente do SMetal, Leandro Soares, destacou que o cenário econômico positivo exige responsabilidade dos empresários e mobilização dos trabalhadores:

“O interior paulista já é referência nacional no setor metalúrgico, e Sorocaba tem números que comprovam isso. Nosso Sindicato está comprometido em transformar esse crescimento em conquistas reais para os trabalhadores e trabalhadoras. A mobilização da categoria será fundamental.”

Reunião com os empresários

Durante o encontro, o economista do Dieese, Felipe Duarte, apresentou dados que confirmam o bom momento da economia e da indústria: a taxa de desemprego nacional caiu para 5,8% em junho (menor da série histórica); a base do SMetal registrou saldo positivo de 2.588 novas vagas em 10 meses; o PIB da indústria de transformação cresceu 4% em 12 meses; e Sorocaba alcançou recorde de 237 mil postos formais de trabalho, ultrapassando a marca de 50 mil metalúrgicos na região.

Na mesma reunião, Silvio lembrou das parcerias sociais entre sindicato e empresas, como a Campanha do Agasalho, que arrecadou mais de 4 toneladas de doações, e a antecipação da Campanha Natal Sem Fome, que este ano já está em organização. E ainda agradeceu o apoio das empresas na votação do plebiscito em defesa da isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil, aprovado em regime de urgência no Congresso. Ele ainda lembrou do sucesso da parceria com a Toyota, de atender mais de 2 mil candidatos em processo seletivo realizado na sede do SMetal e colocou o Sindicato a disposição para parcerias em novas contratações.

“Estamos sempre abertos para dialogar na perspectiva de garantir direitos e empregos de qualidade. Inclusive”, completou Silvio.

Via SMetal

Assuntos Relacionados