Temporal na Grande SP causa desabamento de casa, alagamentos e interrupção da circulação de trens

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo trouxe uma série de transtornos à população
temporal-na-grande-sp-causa-desabamento-de-casa-alagamentos-e-interrupcao-da-circulacao-de-trens-chuva-alagou-santo-andre-e-paralisou-os-trens-da-linha-10-turquesa-da-cptm-imagem-reproducao-redes-sociais-tvt-news
Chuva alagou Santo André e paralisou os trens da linha 10 - Turquesa da CPTM. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, especialmente no ABC, nesta segunda-feira (31) trouxe uma série de transtornos à população. Entre os impactos estão o desabamento de uma residência, ruas alagadas e a paralisação da circulação de trens em parte da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O temporal também provocou quedas de árvores, transbordamentos de rios e rajadas de vento. Confira mais em TVT News.

De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas para atuar em áreas de risco nos municípios de Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo.

Interrupção no transporte ferroviário

Por volta das 14h50, a CPTM informou que a circulação de trens da Linha 10-Turquesa foi interrompida entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá devido a alagamentos na via. Para minimizar os impactos aos passageiros, foram disponibilizados 30 ônibus do sistema Paese no trecho afetado.

O repórter da TVT News Lucas Sousa está na estação Tamanduateí da CPTM e relata o caos por conta das fortes chuvas que atingiram o ABC Paulista. 

Desabamento em Mauá

Em Mauá, uma casa desabou no bairro Jardim Zaira durante a tempestade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para atender a ocorrência. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre vítimas. A Defesa Civil informou ainda que, por volta das 14h35, a cidade registrou chuva intensa acompanhada de fortes rajadas de vento, causando alagamentos generalizados, queda de árvores e o transbordamento do rio Corumbé.

Alagamentos em Santo André

Em Santo André, as chuvas deixaram diversas vias submersas. Vídeos enviados ao g1 mostram enchentes na Vila Pires e na Avenida dos Estados. Segundo a Defesa Civil, às 14h houve um episódio de chuva torrencial com ventos fortes, resultando no alagamento da Avenida dos Estados, além do transbordamento do Córrego Guarará e do Rio Tamanduateí.

Veja relatos de quem está sofrendo com as chuvas no ABC

A estação de trem Santo André – Prefeito Celso Daniel foi tomada pela enchente

O vereador do PSol, Ricardo Alvarez, denuciou o caos em Santo André

temporal-na-grande-sp-causa-desabamento-de-casa-alagamentos-e-interrupção-da-circulação-de-trens-chuva-paralisou-os-trens-da-linha-10-turquesa-da-cptm-imagem-reprodução-são-paulo-sobre-trilhos-spsobretrilhos-tvt-news
Chuva paralisou os trens da linha 10 – Turquesa da CPTM. Imagem: Reprodução/São Paulo Sobre Trilhos @spsobretrilhos

Estado de atenção na capital paulista

Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) declarou estado de atenção para alagamentos às 15h35. O radar meteorológico identificou chuva intensa nas subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro. Às 15h57, a subprefeitura do Ipiranga entrou em estado de alerta devido à iminência de transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura da Estrada das Lágrimas, número 4237, na Zona Sudeste.

Rajadas de vento também foram registradas em diversos pontos da cidade:

  • 34,5 km/h na Subprefeitura da Lapa, Zona Oeste, às 13h30;
  • 31,8 km/h na Subprefeitura de Santana, Zona Norte, às 13h40;
  • 24,4 km/h na Subprefeitura do Campo Limpo, Zona Sul, às 13h40;
  • 20,3 km/h na Subprefeitura do Ipiranga, Zona Sudeste, às 13h50;
  • 20,1 km/h na Subprefeitura de Vila Prudente, Zona Leste, às 14h10.

Além disso, houve alagamento na esquina das avenidas Rebouças e Faria Lima, na Zona Oeste.

Leia também: SP: municípios mais atingidos por chuvas discutem planos de drenagem

Previsão do tempo para os próximos dias

Segundo o CGE, a primeira semana de abril será marcada por sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva concentradas no final da tarde. Na terça-feira (1), as temperaturas devem variar entre 20°C e 29°C, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento, elevando o risco de alagamentos e queda de árvores.

Na quarta-feira (2), o tempo seguirá abafado, com temperaturas entre 20°C e 29°C e previsão de pancadas de chuva isoladas no período vespertino.

As autoridades reforçam a importância de evitar áreas alagadas e de ficar atento às atualizações das condições climáticas.

Assuntos Relacionados