Terremoto de magnitude 7.5 na escala Richter atingiu o extremo sul da Argentina e do Chile na região conhecida como Terra do Fogo. O tremor aconteceu no oceano Pacífico, o que acendeu um alerta para tsunamis. A atividade tectónica também foi sentida na passagem de Drake. Saiba mais na TVT News.
Ainda não informações de feridos ou mortos.
Entenda onde aconteceu o terremoto
O tremor ocorreu por volta das 8h52 pelo horário local (mesmo horário que o de Brasília), há 212km de distância de Puerto Williams, no Chile. Já a profundidade foi de apenas 10km.
Na sequência, mais quatro atividades sísmicas foram registrados com menores magnitudes: 6.1 (às 9h07); 2.6 (às 9h14); 5.3 (às 9h55); e 4.4 (às 10h12). Os dados são do Centro Sismológico Nacional.
Os terremotos foram sentidos com menor força na região conhecida como Magalhães, que faz parte da Terra do Fogo.

Na quarta-feira (30), Argentino havia registrado outro tremor de magnitude 5.9 na escala Richter na província de La Rioja, ao norte do país.
Alerta de Tsunami no Chile
Devido as atividades sísmicas, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) enviou um alerta vermelho à população solicitando que evacuem o setor costeiro. A instituição teme que um tsunami atinja a região.
“Devido à ameaça de tsunami, a Senapred está solicitando a evacuação da área da praia no Território Antártico , região de Magalhães”, afirmou a agência.
O presidente chileno Gabriel Boric, que nasceu na região atingida pelo terremoto, informou que todos os recursos estão sendo mobilizados para lidar com a emergência e Comitê Regional e Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (COGRID) foi acionado.
O pronunciamento aconteceu por meio das redes sociais.
Llamamos a evacuar borde costero en toda región de Magallanes. En estos momentos nuestro deber es prevenir y hacer caso a autoridades. COGRID regional y nacional están comenzando. Todos los recursos del Estado están a disposición. https://t.co/2qAA3TGEcN
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) May 2, 2025
Atividades sísmicas no extremo sul da América do Sul
A Terra do Fogo é um arquipélago separado do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. A região fica nos limites da placa tectônica Nazca com a placa Sul-americana.
Os locais em que placas se encontram são os pontos mais instáveis do planeta pois os terremotos acontecem a partir de movimentos e colisões entre placas. O que faz da região da Terra do Fogo seja um local com alto índice de terremotos.
Mas todo o limite costeiro do Chile tem registros frequentes de tremores.
O maior terremoto da história aconteceu no país, na cidade de Valdívia, em 1960, com uma magnitude de 9,5 na escala de Richter.
Essa atividade sísmica causou um grande tsunami que atingiu a costa do Chile e outras regiões, incluindo o Havaí, Japão e Filipinas.
*Em atualização