Todas as escolas nota 10 do Ideb são do Nordeste. “Um prazer”, relata Lula

O presidente Lula participou de evento de celebração das melhores escolas do Brasil, de acordo com o Ideb. Todas são do Nordeste
todas-as-escolas-nota-10-do-ideb-sao-do-nordeste-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
"O ideal é que a gente crie um sistema em que a criança levante de manhã tendo desejo, prazer e vontade de ir para a escola", disse Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou hoje (4) de uma cerimônia no Palácio do Planalto para homenagear as escolas públicas que alcançaram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Todas as instituições de destaque estão localizadas na região Nordeste. O Ceará lidera com 15 escolas, seguido por Alagoas e Pernambuco. “Eu queria dizer o que vocês simbolizam para mim, o prazer de serem escolas do Nordeste”, disse o presidente.

Lula destacou a importância de criar um ambiente escolar atraente para as crianças. “O ideal é que a gente crie um sistema em que a criança levante de manhã tendo desejo, prazer e vontade de ir para a escola. A escola tem de ser um ponto de atração para que as crianças sintam vontade de ir”, disse.

Então, afirmou que a meta é de alfabetizar 80% dos alunos até 2030. “Nós fizemos um pacto com governadores e prefeitos para ver se até 2030 a gente pode chegar, no mínimo, a 80% das crianças no segundo ano do ensino fundamental totalmente alfabetizadas”, disse.

Professores e Ideb

O presidente ressaltou a necessidade de valorizar os professores e melhorar suas condições de trabalho para que a educação no Brasil alcance níveis mais altos. Ele também lamentou o fato de que 68 milhões de brasileiros ainda não concluíram o ensino fundamental, reforçando o compromisso de seu governo em mudar esse cenário.

“Os professores têm de estar bem. Por isso, nós criamos um piso salarial. Nós estamos preocupados em garantir o estímulo para que milhões de moças e rapazes queiram ser professores neste país. Temos de olhar as condições de trabalho que têm os professores”, disse.

O evento ainda contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele reforçou a determinação do governo em combater o analfabetismo e promover a educação de qualidade em todo o país, com especial atenção à valorização dos professores e à criação de um ambiente escolar que desperte o interesse das crianças.

Assista na íntegra

Assuntos Relacionados