Trabalhadores da Scania aprovam acordo de Campanha Salarial e PLR por dois anos

Os trabalhadores terão reajuste de 4% nos salários e aumento de 30% no vale-alimentação
trabalhadores-da-scania-aprovam-acordo-de-campanha-salarial-e-plr-por-dois-anos-a-luta-do-sindicato-e-sempre-para-garantir-que-os-direitos-e-os-anseios-dos-trabalhadores-sejam-atendidos-foto-adonis-guerra-tvt-news
A luta do Sindicato é sempre para garantir que os direitos e os anseios dos trabalhadores sejam atendidos. Foto: Adonis Guerra

Após diversas rodadas de negociação, em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (25), os trabalhadores da Scania, em São Bernardo, aprovaram as propostas de Campanha Salarial e de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), negociadas entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora, com validade de dois anos. Leia em TVT News.

Trabalhadores da Scania aprovam acordo

Em 2025, os trabalhadores terão um reajuste de 4% nos salários, aumento de 30% no vale-alimentação — que passa dos atuais R$ 1.000 para R$ 1.300 — e a renovação das cláusulas sociais, retroativas a 1º de setembro, data-base da categoria.

Para setembro de 2026, fica estabelecido reajuste dos salários com a aplicação de 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, mais 1% de aumento real. O vale-alimentação também terá reajuste pela integralidade do INPC acrescido de 1% de aumento real, além da renovação das cláusulas sociais.

O coordenador da Representação Sindical na Scania, Francisco Souza dos Santos, o Maicon, destacou a importância da negociação e as dificuldades enfrentadas na mesa.

“Foram 17 reuniões para chegarmos a essa proposta. A mobilização dos trabalhadores e o entendimento de todos foram fundamentais para avançarmos. Nossa luta é sempre para garantir que os direitos e os anseios da companheirada sejam atendidos”, afirmou o dirigente.

Os metalúrgicos também aprovaram os valores da PLR para os dois anos, a serem pagos em duas parcelas. A segunda parcela de 2025 será paga em janeiro do ano seguinte.

trabalhadores-da-scania-aprovam-acordo-de-campanha-salarial-e-plr-por-dois-anos-assembleia-dos-trabalhadores-da-scania-aprovou-acordou-salarial-foto-adonis-guerra-tvt-news
Assembleia dos trabalhadores da Scania aprovou acordou salarial. Foto: Adonis Guerra

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e representante na Scania, Carlos Caramelo, a força da mobilização coletiva foram fundamentais para o avanço e garantia dos direitos dos trabalhadores.

“Esse acordo é resultado de muita mobilização e persistência da categoria. Garantimos conquistas importantes para este e o próximo ano, como reajuste salarial, aumento no vale-alimentação, PLR e a renovação das cláusulas sociais. Isso mostra a força da nossa organização e a importância da unidade dos trabalhadores para avançar e proteger direitos.”

A planta da Scania, em São Bernardo do Campo, conta com cerca de 5 mil trabalhadores.

Assuntos Relacionados