Diretor dos Metalúrgicos do ABC lança livro “Da Bomba ao Plug: o Brasil, a descarbonização e a indústria automotiva“, em parceria com a USCS, para enriquecer o debate sobre transição energética Veja mais em TVT News
Da bomba ao Plug é lançado em evento no ABC
Na noite da última terça-feira, 26, o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, e os professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Ricardo Pereira Trefiglio, Simona Adriana Banacu dos Santos e Jefferson José da Conceição lançaram, no auditório do Senai Mário Amato, em São Bernardo, o livro ‘Da Bomba ao Plug: o Brasil, a descarbonização e a indústria automotiva’ (Editora Papagaio).
O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, falou em nome do Sindicato, uma das instituições apoiadoras do livro. “Os trabalhadores precisam estar incluídos nesse debate, ajudando a apontar os caminhos da transição energética justa. O Brasil tem que estar firme e forte, com as universidades, com os sindicatos e com os parceiros que entendem esse compromisso. Que este livro possa impulsionar o debate!”
- Vídeo: Damasceno fala sobre o livro no programa TVT Cidades
Transição energética em pauta
O livro reúne 31 artigos de mais de 40 autores de diversos setores, incluindo o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e os ex-presidentes, Wagner Santana e Rafael Marques. O prefácio da obra é assinado pelo vice-presidente da República e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin.
“Este livro apresenta várias visões que levam o leitor a tirar sua própria conclusão e, mais, a enriquecer o debate público, que por vezes é feito de forma militante. Este é um primeiro movimento para provocar o debate, para provocar reflexão, para que possamos amadurecer a partir dele. Esperamos que este livro possa ser um pontapé nas discussões que já vêm sendo feitas há décadas, mas que precisam ser estruturadas e discutidas pensando no desenvolvimento do nosso país”, pontuou Damasceno.
Caminhos para a transição energética
Para Damasceno, a coletânea de vários artigos apontam os caminhos que o Brasil pode percorrer para a descarbonização, aproveitando os seus próprios potenciais. “Este livro também traz respostas aos desafios que já estão colocados”, afirma o organizador da obra.
Segundo o diretor do SMABC, o livro ainda trata de uma literatura que certamente ajudará na construção de outras obras, seminários e debates. “A coletânea aborda muitas facetas do que estamos discutindo. Algumas com foco no motor a combustão, outras nos biocombustíveis. E ainda diversas com foco na eletrificação e no hidrogênio. É um livro que coloca os desafios às claras para pensarmos em políticas públicas que darão conta das necessidades e possibilidades que o País tem.”
Damasceno considera que o livro também é mais uma oportunidade para a região se inserir na rota da neoindustrialização nacional: “O ABC pode se reindustrializar com o olhar para as novas tecnologias, e o setor automotivo tem papel muito importante, uma vez que é uma região berço deste setor”, analisa.
Programa Transição debate transição energética
A terceira temporada do programa Transição, coprodução da TVT com a Fundação Itaú Educação e Trabalho também debate a transição energética e o o Diretor Wellington Messias Damasceno foi o convidado o programa de estreia
Os temas desta temporada são a retomada da indústria brasileira, o mercado de trabalho no cenário da implementação das novas tecnologias e a formação profissional. O Transição é exibido de segunda à sexta, às 22h em canal aberto digital no canal 44.1 e pelo YouTube.
A cada episódio, um setor diferente da indústria é tema de conversa descontraída com especialistas convidados, como economistas, gestores e representantes de entidades. Também são convidados acadêmicos para debater sobre a formação profissional.
O objetivo é trazer informações, novidades sobre novas tecnologias, além de debater sugestões de caminhos e desafios a serem superados pelo mundo do trabalho.
O primeiro Transição da nova temporada foi Neoindustrialização. O episódio faz panorama da trajetória de resiliência do setor industrial brasileiro nos últimos anos, com destaque para o depoimento do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Coméricio e Serviço, Geraldo Alckimin sobre o Programa Nova Indústria Brasil (NIB). O convidado, no estúdio, foi o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno.
- Veja o 1o episódio da 3a temporada do Transição, sobre o Nova Indústria Brasil