David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper são os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2024, de acordo com anúncio realizado pela Academia Real das Ciências da Suécia, nesta quarta-feira (9). O trio, formado por dois americanos, Baker e Jumper, e o britânico Hassabis, cofundador da empresa que se transformou no Google DeepMind, será premiado por seus avanços no estudo das proteínas com o uso da inteligência artificial (IA) e computação.
O prêmio, que totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões), será dividido entre eles. Hassabis e Jumper são responsáveis por mapear quase todas as estruturas de proteínas já conhecidas, utilizando IA. Baker, por sua vez, desenvolveu proteínas inéditas, abrindo novas possibilidades na ciência.
“O sonho de compreender e dominar as ferramentas químicas da vida, as proteínas, está agora ao nosso alcance”, afirmou o comitê do Nobel, destacando a importância dessas descobertas para a ciência.
O Prêmio Nobel de Química de 2023 foi concedido a três cientistas pela descoberta e desenvolvimento dos pontos quânticos, nanopartículas cujas propriedades dependem do tamanho diminuto.