A Rede TVT, a TV dos Trabalhadores, reforçou hoje (12) seus vínculos com a La Nueva Televisión del Sur, a Telesur. Em busca de uma imprensa latinoamericana, decolonial, independente e contra-hegemônica, as redes de comunicação assinaram um acordo de princípios. “Reforçamos essa parceria muito importante. Podemos trocar conteúdos, contar histórias dos povos da América Latina, trocar experiências”, afirma o presidente da TVT, Maurício Junior.
Ao lado de Maurício Junior, a presidenta da Telesur, Patricia Villegas, visitou as instalações da TVT. Após conhecer os estúdios e as redações – que ficam em São Paulo – Patricia celebrou a parceria. “Temos muitos anos trabalhando juntos. Firmamos essa convicção de produzir e compartilhar conteúdos. Falamos sobre a possibilidade de produções de mais alcance, mais impacto. Estou convencida que a aliança e articulação entre meios como os nossos são fundamentais para a democracia, para a governança global”, disse.
Ela explicou que essa aliança funciona mais como uma carta de princípios conjunta. “Uma das grandes batalhas civilizatórias será no tema da comunicação. Acreditamos que comunicação é um direito. Não é um convênio. É uma declaração de convicção, de princípios para seguirmos lutando por um mundo diferente em uma humanidade ameaçada pela irrealidade que impera nos meios tradicionais de comunicação.”
Parceria TVT e Telesur
Junior destacou que a parceria entre a TVT e a emissora idealizada pelo líder revolucionário venezuelano Hugo Chávez (hoje comandada pela colombiana Patricia) é um importante passo na democratização da informação. “Essa troca é muito importante para quebrarmos barreiras. Nossa história é a mesma, a ascendência também. Temos muito mais em comum do que aquilo que nos diferenciam. Origens amazônicas, indígenas. Nossa história é mais aglutinadora. É muito importante que tenhamos essa consciência”, disse.
Por fim, o presidente da TVT destacou a vontade mútua de colaboração e desenvolvimento da imprensa contra-hegemônica. “Reforçamos essa parceria muito importante. Podemos trocar conteúdos, contar histórias dos povos da América Latina e trocar experiências. Isso é muito importante para que a democratização da informação rompa as barreiras hegemônicas. Para que tenhamos uma narrativa diferente. Uma narrativa dos povos, que reflita nossa identidade.”
TVT: a TV das trabalhadoras e dos trabalhadores
A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
Entre os princípios estão a luta pelos valores democráticos, o combate à desinformação, ao ódio e à intolerância das redes sociais que corroem a democracia.
Em agosto, a TVT lançou o site TVT News. O novo conteúdo multiplataforma, assim como a TVT, é intransigente no enfrentamento às forças que corroem a democracia e pregam o ódio e o desrespeito a qualquer grupo de pessoas. O foco são conteúdos que valorizam o interesse dos trabalhadores e informar os principais fatos que afetam a vida das pessoas, no Brasil e no mundo.
No site e nas redes sociais, o público também pode ver cortes dos vídeos dos programas da TVT, como Juca Kfouri Entrevista, Seu Jornal, Bom para Todos, TVT Cidades, Transição, Geopolítica em Foco e Conversa Sem Curva, com Don Ernesto.
Na Grande São Paulo é possível sintonizar a TVT com antena digital no Canal 44.1