TVT é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo

Premiação reconhece melhores reportagens sobre a educação superior brasileira
tvt-e-finalista-do-premio-abmes-de-jornalismo-tvt-news
Reportagem "Cientistas negras enfrentam desafio duplo no Brasil" é finalista de prêmio sobre educação superior. Foto: Arte/TVT News

A TVT é finalista do  8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A instituição reconhece reportagens de destaque sobre educação superior em todo o país.

A reportagem “Cientistas negras enfrentam desafio duplo no Brasil“, de autoria do repórter Jader Theóphilo e co-autoria de Marcelo Pitaro, Celso Ramalho, Adriana Maria e Viviane Nascimento, está entre as melhores produções do Brasil e concorre na categoria nacional de vídeo.

O que é o Prêmio ABMES

Criado em 2017, o Prêmio ABMES de Jornalismo tem como objetivo promover o jornalismo comprometido com a transformação social por meio da educação. Os trabalhos finalistas deste ano foram avaliados por um júri renomado da Academia Brasileira de Letras (ABL), composto por Arnaldo Niskier, Antônio Carlos Secchin e Merval Pereira.

A edição de 2025 recebeu 320 reportagens nas modalidades escrita (impressa e on-line), áudio e vídeo, vindas de todas as regiões do país. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de agosto, durante a celebração do aniversário de 43 anos da ABMES, em Brasília/DF.

tvt-e-finalista-do-premio-abmes-de-jornalismo-tvt-news
Finalistas do 8º Prêmio ABMES de Jornalismo, categoria vídeo. Foto: @redeabmes/instagram

Sobre a reportagem

A reportagem da TVT, publicada em junho, aborda o desafio duplo enfrentado por pesquisadoras negras no Brasil: o racismo e o machismo como barreiras estruturais na trajetória acadêmica.

Segundo uma pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (UERJ), ao analisar o corpo docente dos cursos de mestrado e doutorado — responsáveis por 80% da produção científica nacional — a participação feminina permanece limitada. As mulheres representam apenas 32,9%, menos da metade em relação aos homens.

Assista a reportagem abaixo:

Assuntos Relacionados