TVT fecha acordos de cooperação com emissoras da China

A partir do mês que vem, a TVT exibirá o documentário 'Dragon boat' e a minisérie 'To The Wonder'
Acordos ocorrem no âmbito do cinquentenário das relações Brasil-China. Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (11), a Rede TVT fechou acordos de cooperação com duas empresas de mídia da China – o Grupo de Mídia Hubei e a CBIC. Os acordos preveem a exibição de uma série documental sobre os Dragon Boats – tradicionais barcos a remo em formato de dragão – e a mininovela “Meu Altai”.

“Já há algum tempo que a gente vem mantendo uma relação de estreitamento de relações com a China. Já fizemos visitas, reproduzimos séries e documentários. E agora vamos assinar um convênio de exibição de outra série que começa dia 18 de Janeiro”, disse o presidente da TVT, Paulo Salvador.

Ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, ele destaca a importância do intercâmbio com os chineses. “Nos interessa muito, é muito importante para nós e também pra China. E pro Brasil para conhecermos mais a China, sair do preconceito e conhecer mais a realidade como ela.

O editor-chefe da Agência Brasil China também comentou sobre os produtos audivisuais a serem exibidos no Brasil. “Um é documentário sobre os Dragon Bolt, que representa o festival das barcos de Dragão na China”. Os barcos com aproximadamente 20 remadores. Um tambor marca o ritmo das remadas. A tradição milenar chinesa inspirou inclusive modalidades olímpicas do remo.

Já a série ficcional “Meu Altai” – To the Wonder“, em inglês – é a primeira obra ficcional chinesa selecionada no Cannes TV Festival deste ano. A mininovela conta a história da garota chinesa Li Wenxiu, nascida na região do Xinjiang. Apaixada por literatura, ela enfrenta os desafios familiares e amorosos em busca da sua independência.

Chineses visitam a TVT

Na parte da manhã, o vice-ministro do departamento de Publicidade do Comitê Provincial de Rubei e diretor da administração de Rádio e Televisão da Província de Hubei, Zang Shihua, visitou a sede da TVT, em São Paulo.

“Uma amizade de longa data entre Brasil e China. Nossa viagem, nosso evento, desta vez  justamente tem o objetivo de promover esse entendimento, essa aproximação, entre os dois povos, além de fomentar essa parceria, tornando-a cada vez mais duradoura”.

Tanto os acordos como a visita fazem parte das comemorações do cinquentenário das relações bilaterais entre Brasil e China. “Brasil e China são dois grandes países em desenvolvimento respectivamente nos hemisfério oriental e ocidental. E esses 50 anos foi uma jornada extraordinária das relações bilaterais. Conseguimos avanços profícuos em quase todos os setores. Isso demonstra e confirma também que os dois países são grandes amigos e parceiros, que ajudam um a outro”, afirmou o cônsul-geral adjunto da China no Brasil, Yuzhen Tian.

Assuntos Relacionados